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Serviços do Governo do AM pela internet seguem comprometidos após 'pane'

Segundo a empresa responsável pelo gerenciamento, alguns sites estão sendo restabelecidos aos poucos. Órgãos como o Detran e Fapeam mudaram horário de funcionamento e prazo de inscrição em virtude do problema

Acesso aos sites do governo estão comprometidos

Acesso aos serviços do governo pela Internet estão comprometidos (Márcio Melo/ Arquivo A CRÍTICA)

Desde a manhã desta quinta-feira (9), vários sites do Governo do Estado ficaram fora do ar por conta de um problema técnico que afetou o sistema de informática. Alguns serviços já estavam congestionados, como o site da central de matrículas das escolas públicas. A empresa responsável pelo gerenciamento tecnológico informou que alguns sites estão voltando ao normal aos poucos, porém não há previsão de estabilização.

De acordo com a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), responsável pela gestão, na noite da última quarta-feira (8), equipamentos da rede de computadores do órgão foram danificados por um problema elétrico ainda sem causa identificada. Por esse motivo, o acesso à maioria dos serviços do Governo do Estado disponibilizados pela internet está sendo impedido.

Na tarde desta quinta-feira, alguns sites como o da própria central de matrículas do governo, da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já funcionavam normalmente. A Prodam informou que há vários serviços dentro de cada site, e por isso não é possível apontar quantas funções podem ter sido prejudicadas.

Em decorrência do problema, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) terá que ampliar o horário de funcionamento nesta sexta-feira (10) para garantir o atendimento dos usuários que não foram recebidos nesta quinta.

O Conselho Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) também informou que prorrogou até a próxima segunda-feira (13) o prazo de inscrições do Programa de Comunicação Científica em virtude da 'pane'.  

Nesta manhã, a Prodam informou por meio de nota que “técnicos da empresa estão trabalhando, desde o momento que o problema foi identificado, para realizar o reparo desses equipamentos, mobilizados em uma operação complexa, dada a sofisticação dos aparelhos danificados”. A empresa se comprometeu a informar os veículos de comunicação quando o sistema estiver totalmente restabelecido.