Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Susam lança nesta sexta (18) campanha de prevenção às hepatites B e C no AM

Ação deve abranger a capital e 25 municípios do interior. Segundo o órgão, estão previstos 41 mil testes e distribuição de 300 mil folders em todo o Estado

Ação inicia nesta sexta-feira (18) e deve abranger a capital e 25 municípios do interior

Ação inicia nesta sexta-feira (18) e deve abranger a capital e 25 municípios do interior (ACRÍTICA/AC)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza a partir desta sexta-feira (18) a Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais. A ação deve ocorrer até o dia 30 de julho e tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico das hepatites B e C. Segundo o órgão, a campanha deve abranger a capital e 25 municípios do interior.

A ação será gerenciada pela Coordenação Estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). De acordo com a Susam, a expectativa é que sejam realizados 41 mil testes rápidos de hepatites B e C, além da distribuição de 300 mil folders educativos.

Segundo a diretora da FMT-HVD, Graça Alecrim, a campanha é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites, comemorado em 28 de julho, e a abertura oficial acontece nesta sexta-feira, em Manacapuru (distante 84 quilômetros da capital).

“Na oportunidade, serão ofertados testes para a detecção das hepatites B e C, além de Sífilis e de HIV. Eles serão realizados através do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, nossa unidade móvel que estará estacionado na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, entre 8h e 17h. Também serão ofertadas vacinas para a imunização da hepatite B”, informou a diretora

A oferta de exames será dividida da seguinte forma: 20,5 mil testes rápidos para hepatite B e igual quantidade para hepatite C. Além disso, serão distribuídos 932,4 mil preservativos masculinos, 910 adesivos informativos, 10 mil cartazes, 350 bandeirolas e 300 mil folders.

Os insumos de prevenção, como preservativo e folders informativos estarão disponíveis para população tanto nos serviços de saúde como nas ações de prevenção e blitze a serem realizadas em pontos estratégicos. Os testes rápidos para detecção das Hepatites B e C e a vacina para Imunização da Hepatite B serão disponibilizadas pelos serviços de Saúde e nas instituições parceiras, considerando o cronograma da campanha.

Os municípios que irão participar da campanha são: Manacapuru, Manicoré, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Tabatinga, Urucará, Coari, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé, Carauari, Itamarati, Juruá, Tefé, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã, Barcelos, Urucurituba e Manaquiri.

Dados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta dados preocupantes sobre a hepatite, doença que acomete 424 milhões de pessoas no mundo ao ano e mata 1,4 milhão no mesmo período, em decorrência de complicações como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado.

*Com informações da assessoria