Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Trânsito terá algumas mudanças para a final da Taça Amazonas, na Arena da Amazônia

Segundo jogo-teste no estádio local, entre Fast e Princesa do Solimões, vale pelo jogo de ida da final do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2014

Mais de 23 mil pessoas estiveram no estádio durante a partida entre Nacional e Remo

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para este segundo jogo na Arena da Amazônia (Clóvis Miranda)

O Monitoramento do trânsito no entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima para a partida entre Fast e Princesa do Solimões, na final da Taça Amazonas, será feito neste sábado (15), a partir das 10h, pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), seguindo os padrões dos preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. 

O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e a organização local da Copa. Nessa segunda etapa, as áreas que serão interditadas serão em menor número uma vez que na primeira simulação algumas ações já ficaram definidas.

O efetivo da Operação de trânsito será de 60 agentes de trânsito destinados a monitorar o tráfego nas proximidades Arena da Amazônia. As principais interdições acontecerão a partir das 10h, na avenida Constantino Nery, sentido bairro/Centro até a avenida Pedro Teixeira. O sentido Centro/bairro da avenida Constantino Nery fluirá normalmente. A avenida Pedro Teixeira ficará interditada entre o trecho da avenida Constantino Nery até a Fundação de Medicina Tropical, no sentido bairro/Centro.

A avenida Loris Cordovil terá o tráfego livre, mas o condutor que acessá-la, sentido avenida Constantino Nery, poderá fazê-lo somente para o sentido bairro.

Opções de desvio

A orientação do Manaustrans para os condutores que vêm pela Avenida Torquato Tapajós, sentido bairro/Centro é que acessem as Avenidas Djalma Batista e Mário Ypiranga. Quem se desloca pela Avenida Loris Cordovil poderá fazer o retorno na Rua Belmiro Vianez, seguir para a Avenida Desembargador João Machado ou mesmo acessar a Avenida Constantino Nery sentido bairro.

Quem estiver na Avenida Pedro Teixeira deve acessar a Avenida Teomário Pinto (prolongamento da Avenida Darcy Vargas), nos dois sentidos.

Possíveis alterações

Caso tenha necessidade devido à dinâmica no trânsito de veículos e pedestres, o Manaustrans realizará o fechamento da Avenida Pedro Teixeira, a partir da Avenida Djalma Batista e a Constantino Nery, sentido Centro/bairro.

Ônibus serão adaptados para pessoas com deficiência

O jogo contará, também, com um esquema especial de transportes urbanos, com desvio das linhas convencionais e oferta de micro-ônibus adaptados para a acessibilidade de idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD). As alterações nas linhas começam às 10h, quando também serão iniciadas as interdições de trechos das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira.

Os ônibus que vierem dos bairros da zona Norte com destino ao Centro serão desviados para a avenida Djalma Batista. Os que vierem das zonas Oeste e Centro-Oeste pela rua Lóris Cordovil, serão desviados para a avenida Constantino Nery à esquerda no sentido Centro/bairro, depois para a avenida Mário Ypiranga, seguindo pela avenida Djalma Batista rumo ao Centro. No sentido Centro/bairro o tráfego de ônibus e demais veículos será normal.

A avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a avenida Constantino Nery e a rua Francisco Orellana, localizada próximo ao Hospital Tropical. As linhas que atendem o trecho interditado serão desviadas para as avenidas Theomário Pinto e Darcy Vargas. 

No total, 185 ônibus de 70 linhas atenderão à Arena, oferecendo opções para os cinco terminais de integração e atendendo todas as zonas da cidade. Todos os coletivos que circularem nas proximidades do estádio terão a placa “ARENA” afixada no para-brisa.

O monitoramento da frota ficará sob a responsabilidade de 20 fiscais de transporte da SMTU acompanharão a frota em circulação, itinerários planejados e também oferecerão orientação aos motoristas de ônibus e usuários do transporte coletivo, quando necessário.

Acessibilidade

Dois microônibus adaptados farão o translado de pessoas com mobilidade reduzida para o Portão Sul do estádio. Os microônibus farão duas rotas e terão dois pontos de embarque, um no posto de combustível localizado na esquina das avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira e outro na Vila Olímpica.

Será permitido o acesso aos microônibus de apenas um acompanhante para cada pessoa. Na Vila Olímpica, idosos e pessoas com deficiência que desejem utilizar os microônibus poderão estacionar seus veículos mediante a apresentação da credencial de estacionamento especial, emitida pelo Manaustrans, na portaria.

*Com informações da Semcom