Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Em ano de eleição, grupo local lança aplicativo que pretende aproximar eleitor do político

Ferramenta gratuita intitulada "Políticos" já disponibiliza contatos e avaliações de todos os senadores e deputados federais. Os idealizadores planejam expandir as funções disponíveis


Interface do aplicativo Políticos 3

Nesta primeira versão, o app mostra foto, nome completo, telefone do gabinete, e-mail, perfis do Facebook e do Twitter de todos os senadores e deputados federais do País (Divulgação)

Se engana quem pensa que a juventude local está alienada pela vida virtual. Prova disso são ações como a do grupo Global Shapers Manaus, integrado por jovens com idade entre 20 a 30 anos que desenvolvem soluções de impacto para a sociedade. O coletivo lançou nesta semana o aplicativo denominado "Políticos", que reúne informações e contatos dos políticos do País.

Idealizador do projeto, o designer amazonense Glauber Gomes se inspirou nas recentes manifestações nacionais e locais contra a corrupção para o desenvolvimento da ferramenta, que tem o objetivo de  diminuir a distancia entre a sociedade e seus representantes eleitos, tornando assim o cenário político mais acessível.

“Ouvimos muitas reclamações na época dos protestos, como que as pessoas gostariam de ter maior acesso aos políticos, e pensamos que um aplicativo seria algo que permitiria isso de uma maneira muito prática”, explicou Glauber, que acredita que aessa é uma das formas de ajudá-las a cobrar melhores resultados.


Atualmente disponível de forma gratuita apenas para o sistema operacional Android - ainda não há previsão para o sistema Windows Phone, mas a versão para iOS será lançado até o fim de abril -, o aplicativo mostra foto, nome completo, telefone do gabinete, e-mail, perfis do Facebook e do Twitter de todos os senadores e deputados federais do País, e ainda permite avaliá-los com opções de "Like" e "Dislike", similar às "curtidas" das redes sociais atuais.

A intenção é a de que os dados dos Governadores, Prefeitos, deputados estaduais e federais e vereadores das capitais já estejam disponíveis na próxima versão do programa, que deverá estar em pleno funcionamento quando da campanha eleitoral deste ano começar, no mês de julho.

Glauber também pretende incluir uma análise mais elaborada dos dados submetidos ao aplicativo no futuro. “Este momento inicial é mais voltado para a coleta de dados mas, com a eleição 2014 vindo aí e novos governantes sendo eleitos, vamos poder analisar a ascensão e a queda da popularidade dos políticos de maneira bastante efetiva”, conclui.