Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Após apreensão de 36 veículos no Natal, Detran-AM pretende intensificar operação no Réveillon

A maioria envolve casos de embriaguez ao volante. O departamento de trânsito pretende intensificar as operações em várias zonas da capital durante o Ano Novo

Sem retrovisor do veículo, mototaxista se livrou da multa, mas não escapou da bronca em blitz realizada, na alameda Cosme Ferreira, Zona Leste

Cerca de 2 mil carteiras CNH foram suspensas em todo o Amazonas durante o ano de 2013 (Euzivaldo Queiroz)

Em dois dias de operação, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) apreenderam 36 veículos, em várias zonas da cidade, sendo 10 carros e 26 motocicletas.

A operação, iniciada no dia 20, contou com quatro equipes que, em esquema de revezamento, montam as blitze durante 24h em pontos estratégicos.

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, informou que a operação vai continuar e poderá ser intensificada durantes as festas de Ano Novo.

“Nossas equipes estão trabalhando dia e noite, realizando blitz em pontos estratégicos da cidade. Precisamos alertar os motoristas para não dirigir após o consumo de bebidas alcoolicas”, declarou.

Leonel informou também que a população ainda não se conscientizou dos riscos causados por quem dirige sob efeito de álcool.

“Infelizmente ainda não há a conscientização da população sobre os riscos. Eles sentem medo de ser punidos e tentam driblar as blitz de alguma forma. O que esse motorista precisa saber é que além da própria vida, ele também está colocando em risco a vida de outras pessoas inocentes”, destacou.

A punição para quem é pego dirigindo alcoolizado é, inicialmente, uma multa de R$ 1.915. Além disso, o motorista terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e suspensa por um ano.

Outro risco de quem dirige embriagado é a prisão em flagrante, caso apresente índice de alcoolemia acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

Índices entre 0,05 e 0,33 caracterizam infração de trânsito. Caso o motorista flagrado não consiga outra pessoa para dirigir o veículo, este será removido para o parqueamento do Detran-AM.

Segundo Leonel Feitoza, todos os finais de semana são apreendidos, em média, 35 veículos em Manaus e, na maioria dos casos, o condutor apresenta sinais de embriaguez.

Ano passado em todo o Estado foram registradas 208 vítimas fatais no trânsito. Este ano, até novembro, o número já chega a 218.

Cancelado

Cerca de 2 mil carteiras CNH foram suspensas em todo o Amazonas durante o ano de 2013. Em 70% dos casos, o motivo da suspensão é o consumo de bebida alcoólica acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT).