Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Novo ‘corujinha’ entra em ação para intensificar fiscalização nas ruas de Manaus

Em Manaus, primeiro dos 12 novos radares de fiscalização eletrônica foi aferido pelo Inmetro e está pronto para operar

Os novos radares, ou 'lombadas eletrônicas', já podem ser vistos na avenida Maceió, em frente à sede da Semed

Os novos radares fazem parte do projeto para reduzir os altos índices de acidentes (Foto: Alexandre Fonseca)

Apenas um dos 12 novos radares de fiscalização eletrônica, conhecidos como “corujinhas”, que estão sendo instalados na capital foi aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), está pronto para funcionar.

O equipamento foi instalado na avenida Noel Nutels, Zona Norte, próximo ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no sentido Centro/bairro. Ele faz parte do projeto de expansão dos controladores de velocidade, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) para reduzir os altos índices de acidentes registrados este ano envolvendo alta velocidade.

Apesar de estar pronto, o corujinha ainda levará algumas semanas para começar a flagrar as irregularidades oficialmente. O Manaustrans aguarda uma certidão da aferição que deve ser entregue pelo Inmetro nos próximos dias.

Instalações alvo de divulgação

O Manaustrans informou que após o recebimento da certidão da aferição do Inmetro, que valida, além do bom funcionamento, o início da operação, haverá uma ampla divulgação para os condutores durante, pelos menos, duas semanas, para informar a presença do radar.

A divulgação será realizada para que motoristas não sejam surpreendidos com multas, mesmo cometendo irregularidades com velocidade acima do limite máximo permitido.

Com os novos equipamentos, serão 35 radares funcionando na cidade, entre os que registram ultrapassagem de velocidade máxima e os que fiscalizam avanço de sinal vermelho. Oito radares estão em fase de implantação pelo Manaustrans e aferição pelo Inmetro. Outros três serão instalados em locais que apresentaram necessidade de redução de velocidade, segundo estudos realizados pelo Manaustrans.

Continuidade

A avenida Noel Nutels, Zona Norte, terá outros dois radares, sendo um próximo à rotatória do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), no sentido bairro/Centro e outro próximo ao supermercado Atacadão, no sentido Centro/bairro. Na avenida Max Teixeira, na Zona Norte, será instalado apenas um controlador de velocidade próximo ao Colégio da Polícia Militar, no sentido bairro/Centro.

Na Zona Leste, a avenida Autaz Mirim terá radares instalados antes da rua Itacolomy, no sentido bairro/Centro, outro depois da rua Itacolomy, no sentido Centro/bairro, e, o último, antes do shopping Cidade Leste, também no sentido Centro/bairro.

Na Djalma Batista, na Zona Centro-Sul, também haverá intervenção com a instalação de um radar próximo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no sentido bairro/Centro. Na avenida General Rodrigo Otávio, na Zona Sul, um radar será instalado no próximo à Metalúrgica Magalhães, no sentido Coroado /Japiim.

Além da instalação dos novos radares, será feito o reposicionamento dos equipamentos instalados nas avenidas Torquato Tapajós, em frente à empresa Phillips, no sentido Centro/bairro, Zona Norte, e Nathan Xavier de Albuquerque, na Zona Leste.

Internet

Informações incorretas sobre a localização e quantidade dos novos radares eletrônicos estão sendo compartilhadas nas redes sociais, mas o Manaustrans informará a operação de cada equipamento à medida que forem aferidos.