Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Falta de energia em Manacapuru (AM) faz presos saírem das celas da cadeia do município

Segundo o diretor da unidade prisional, a falta de energia fez com que as celas, já superlotadas, ficassem muito quentes, levando os presos a quebrarem os cadeados e passarem a noite no pátio usado no banho de sol

Falta de energia foi causada por queda de árvore no Km 42 da rodovia Manoel Urbano (AM-070)

Falta de energia foi causada por queda de árvore no Km 42 da rodovia Manoel Urbano (AM-070) (Bruno Kelly)

Na madrugada desta segunda-feira (19), presos da cadeia de Manacapuru (município amazonense a 84 quilômetros de Manaus) quebraram os cadeados das celas e passaram a noite no pátio usado para o banho de sol. Segundo o diretor da unidade prisional, Itaner Pinheiro, o motivo foi o calor insuportável devido à falta de energia que deixou a cidade no escuro por toda a madrugada.

"Nossa lotação é de 17 presos, mas atualmente temos 105 em nossas celas. Eles ficam um por cima dos outros normalmente e, na madrugada, o calor deve ter sido tanto que eles preferiram quebrar os cadeados e passar a noite do lado de fora", explicou Itaner.

Ainda segundo o diretor, a situação já foi normalizada: "Quando a energia voltou, a Polícia Militar e a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) vieram e nos auxiliaram na contagem dos presos. Aproveitamos que eles já estavam fora para fazermos uma revista na celas. Chamamos os responsáveis de Manaus para que nos repassassem a autorização do juiz para fazer isso e acompanhassem o trabalho. Esperá-los foi o que mais demorou", disse Itaner.

De acordo com Itaner, durante a contagem e revista foram apreendidos cinco telefones celulares e alguns "estoques", pedaços de ferro pontiaguados que os presos usam como arma caseira. Ainda segundo o diretor, nenhuma fuga foi registrada e a situação voltou ao normal ainda na manhã desta segunda.

Falta de energia

Manacapuru passou a madrugada inteira desta segunda-feira sem energia. De acordo com a Eletrobrás Amazonas Energia, o motivo da interrupção do serviço foi a queda de uma árvore na altura do Km 41 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), que liga a cidade a Iranduba e Manaus.

Segundo a empresa de abastecimento, a árvore caiu entre 0h e 1h e o serviço de conserto foi difícil de ser realizado de madrugada por causa da espessa neblina no local, só sendo concluído por volta das 8h.

A concessionária informou, ainda, que Manacapuru não tem mais usina de abastecimento própria e recebe toda a sua energia da usina de Iranduba, por isso um simples rompimento dos cabos entre as duas cidades foi capaz de apagar Manacapuru.