Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

A dois meses da entrega hospital só tem ‘esqueleto’ de estrutura

Secretário de Saúde garante que as obras da unidade, ainda na fase de construção civil, serão concluídas até o fim de março


Hospital fica no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus

Hospital fica no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus (Bruno Kelly)

A 59 dias da data prevista para entrar em pleno funcionamento, o pronto-socorro e o ambulatório do hospital Muhammad Amin Ismail Abdel Aziz, o Hospital da Zona Norte, está somente com o esqueleto do prédio construído. Apesar do cenário atual, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) acredita no cumprimento do cronograma de conclusão, em março desde ano, período que a unidade hospitalar deve começar a atender 600 pessoas por dia.

O titular da Susam, Wilson Alecrim, admitiu ontem que a obra pode não ser entregue no prazo devido aos problemas causados pelo período chuvoso. No entanto, ele afirma que o pronto-socorro e o ambulatório serão concluídos a tempo de atender a demanda da Copa do Mundo de Futebol, no período de 12 de junho a 13 de julho.

No entanto, mesmo que o prédio seja concluído em março, ainda há a instalação da rede elétrica e hidráulica, além da instalação de equipamentos e a contração ou remanejamento de pessoal para a unidade. Segundo Alecrim, os alicerces e colunas foram 100% concluídos, a cobertura está 70% concluída e o fechamento da alvenaria, ou seja, as paredes foram iniciadas está semana. Segundo ele, a instalação hidráulica e elétrica será iniciada nas próximas semanas.

Porém, no local o cenário é diferente do informado. A estrutura do prédio, de fato, foi erguida e as paredes começam a ser fechadas, mas ainda não há nem sinal da cobertura. O terreno de 150 mil metros quadrados recebeu serviços de terraplanagem, mas ainda resta muito que fazer em menos de 60 dias.Alecrim informou que 81% dos equipamentos médicos e de diagnósticos foram adquiridos.

A unidade está sendo construída na avenida Deputado Raimundo Vital de Mendonça, na Colônia Terra Nova, no terreno onde funcionava a Feira de Exposição Agropecuária (Expoagro). As obras começaram em maio de 2013.

O início do funcionamento do pronto-socorro e do ambulatório para março deste ano foi anunciado pelo governador do Estado, Omar Aziz, em abril de 2013, durante a assinatura do Termo de Contrato para a construção do hospital, realizada na sede do governo. Na ocasião, Omar informou que o pronto-socorro começaria a funcionar primeiro, enquanto as demais instalações da unidade hospitalar teriam mais 21 meses para começar a operar.

O hospital será o maior do Estado com 300 leitos distribuídos em 25 mil metros quadrados. A unidade vai superar o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul, que possui 15 mil metros quadrados. Ele está sendo construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), primeira experiência deste tipo no Amazonas. O hospital terá além do pronto-socorro adulto e infantil, atendimento ambulatorial e internação.