Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Terceira etapa de vacinação contra o HPV começa no dia 10 de março, em todo o Amazonas

Última fase da campanha iniciada em 2013 pelo Governo Estadual coincide com o calendário nacional de vacinação. O Amazonas foi o primeiro Estado a oferecer a vacina contra o HPV na rede pública de saúde

O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV

O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV (ACRITICA/AC)

A terceira e última etapa da campanha estadual de vacinação contra o HPV, iniciada em agosto do ano passado, será realizada a partir do dia 10 de março, em todo o Amazonas. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explicou que a data foi escolhida para coincidir com o início da campanha de vacinação que será realizada pelo Ministério da Saúde, em todo o País, também com o objetivo de imunizar as adolescentes contra o vírus HPV, associado à maioria dos casos de câncer de colo do útero.

“Optamos por aguardar um pouco para realizar a fase final de nossa campanha para facilitar a logística dos municípios. Como há uma pequena diferença na faixa etária das meninas a serem imunizadas pela campanha federal, as secretarias municipais de saúde teriam de realizar duas ações semelhantes num curto espaço de tempo”, destacou Alecrim. Inicialmente, a terceira etapa da campanha estadual estava prevista para a segunda quinzena deste mês.

O Amazonas foi o primeiro Estado a oferecer a vacina contra o HPV na rede pública de saúde, por decisão do governador Omar Aziz de instituir, em lei, um programa de imunização direcionado às meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Na primeira etapa da campanha de vacinação, 103.350 meninas foram imunizadas em todo o Estado. Na segunda etapa, 103.256 receberam a segunda dose da vacina e este mesmo número deve ser imunizada em março, completando o esquema de três doses.

A campanha que será realizada pelo Ministério da Saúde atenderá a faixa etária de 9 a 13 anos. “No caso do Amazonas, como já temos a cobertura vacinal das meninas entre 11 e 13 anos, na prática a campanha do Ministério vai começar alcançando as meninas entre 9 e 10 anos que ainda não receberam a vacina”, explica Alecrim. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Susam e responsável pela coordenação da campanha em todo o Estado, ainda está consolidando o quantitativo de meninas com essa idade e que serão o público-alvo da vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

A diretora-presidente da FVS em exercício, Rosemary Costa Pinto, frisou que no Amazonas a estratégia de vacinação das meninas contra o HPV continuará sendo realizada nas escolas, com a definição de unidades de saúde de referência para meninas que, eventualmente, não estejam matriculadas. “Levar a vacinação às escolas foi uma estratégia que se mostrou bastante eficiente, considerando a cobertura vacinal que alcançamos nas duas etapas da ação”, frisou Rosemary.

A diretora destacou que as meninas que estarão recebendo a terceira dose da vacina precisam apenas apresentar o cartão de vacinação em que foram registradas as doses anteriores. Já as estudantes que estarão recebendo a primeira dose necessitam da autorização dos pais. “As escolas voltarão a fazer todo o trabalho de esclarecimento junto aos pais e responsáveis, sobre a importância para vacina como medida de prevenção contra o câncer de colo de útero, para assegurar uma ampla cobertura vacinal”, disse Rosemary.

*Com informações da assessoria de imprensa da Susam