Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Mais três linhas de ônibus passam a usar a faixa do BRS na Constantino Nery

Proposta é transferir todas as linhas que desembarcam no lado direito da rua para o lado esquerdo, facilitando o fluxo de veículos e passageiros

A pintura das faixas azuis que separam o espaço exclusivo dos ônibus deverá ser concluída na próxima semana

Corredor exclusivo para os ônibus é a solução proposta pela prefeitura para garantir fluidez ao trânsito nas avenidas que passam pela Arena da Amazônia (Divulgação)

A partir deste sábado (22), três linhas de ônibus deixarão de fazer o embarque e desembarque de passageiros nas paradas de ônibus localizadas do lado direito da avenida Constantino Nery e passarão a utilizar as plataformas na faixa esquerda da via. Os ônibus compõem a frota das linhas 208, 219 e 225, totalizando 20 coletivos, que atendem os bairros Hiléia e Nova Esperança, além do conjunto Augusto Montenegro.

O superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, explica que a medida faz parte das adequações que continuarão a ser feitas no sistema BRS. “Gradativamente, as linhas que hoje param nos pontos da direita irão migrar para a faixa esquerda e passar a utilizar as plataformas”. Ele lembrou que o sistema BRS ainda está em fase experimental e destacou a importância de sua implantação. “A frota de ônibus coletivos representa apenas 2% de toda a frota de veículos da cidade. Esses 2%, no entanto, transportam 58% da população. Os dados devem nos fazer refletir e nos fazer entender que os ônibus do transporte coletivo precisam ter prioridade”, concluiu.  

Novos ajustes
Um novo abrigo será instalado pela SMTU nesta quinta-feira (20), no sentido Centro/Bairro da avenida Constantino Nery, próximo ao Edifício Empire Center, a 60 metros de distância do abrigo que está no local. A substituição ocorrerá em virtude do abrigo antigo está localizado em paralelo com a plataforma da Chapada. Após a instalação do novo, será feita a remoção do abrigo antigo.

Campanha alerta para nova sinalização
A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira (20), na esquina da avenida Constantino Nery com rua Pará, uma campanha para orientar motoristas sobre a nova sinalização que está sendo implantada nos cruzamentos de todas as vias recentemente recapeadas na cidade. As faixas amarelas, implantadas pelo Manaustrans, nos principais cruzamentos, fazem parte das ações da administração municipal para proporcionar um trânsito mais seguro e com maior fluidez.

A sinalização é um alerta para que os condutores não parem ou estacionem os veículos em área de cruzamento. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o descumprimento é considerado infração média, com acréscimo de quatro pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 85,13.  

A nova sinalização já pode ser vista nos cruzamentos das avenidas Álvaro Maia, Constantino Nery, Getúlio Vargas e Joaquim Nabuco. Nos próximos três meses as linhas amarelas vão estar nas esquinas das avenidas Djalma Batista, Pedro Teixeira, André Araújo, Noel Nutels, Camapuã, Cosme Ferreira e Torquato Tapajós.

De acordo com o diretor de Engenharia do Manaustrans, Domingos Sampaio, a sinalização amarela, com tinta refletiva, vai contribuir para que os motoristas cumpram as leis de trânsito. “Vamos continuar esta campanha por vários dias em caráter educativo. Mas é importante que o motorista saiba que quem fecha, está sujeito a multa. Então, é melhor evitar a infração”, alertou o diretor.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da SMTU