Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Linha de ônibus criada para a Copa será desativada em Manaus

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), não há demanda para manter a linha 641 operando

As linhas especiais funcionarão durante os quatro jogos em Manaus

As linhas especiais criadas para a Copa atendiam o público que ia à Ponta Negra (Divulgação)

A linha de ônibus do transporte público 641 (T4-T3/Aeroporto/Ponta Negra) será desativada. A medida passa a valer a partir do dia 9 de agosto e está sendo divulgada nos ônibus por meio de cartazes.

A linha foi criada exclusivamente para atender a demanda de torcedores da Copa do Mundo de Futebol, no Fifa Fan Fest, na Ponta Negra, na Zona Oeste, juntamente com a linha 308 (avenidas do Turismo, Coronel Teixeira, Ponta Negra e avenida Brasil, na Compensa), além da 332 (aeroporto, avenida Djalma Batista e Arena da Amazônia Vivaldo Lima).

No entanto, passado o evento, vários ônibus das duas linhas estão circulando sem passageiros, o que revela a pouca procura de usuários. Ambas são experimentais e se registrassem grande demanda ficariam permanentemente no sistema. Porém, levantamentos realizados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) deixaram claro que depois da Copa a demanda só apresentou redução, principalmente, no período chamado de entrepico, antes do horário de maior demanda do transporte no início da manhã e final da tarde.

Segundo a superintendência, a linha 641 foi criada para auxiliar a linha 678, que tinha alta demanda de usuários e ambas saem do Terminal de Integração (T4), no bairro Cidade Nova, na Zona Norte.

A primeira desativação ocorreu na linha 332, que atendia os usuários para a Arena da Amazônia Vivaldo Lima, passando pela avenida Djalma Batista. Logo no dia da inauguração, a linha não teve procura. Ela deveria ser mantida durante todo o período da Copa do Mundo em Manaus, mas a SMTU precisou reduzir a operação apenas para os dias de jogos, em função da demanda de usuários ser quase zero.

Seis linhas de ônibus foram usadas pela SMTU para atender quem teve como destino o Fifa Fan Fest. Diariamente, 90 veículos cumpriram itinerários para o Complexo Turístico da Ponta Negra, alguns partindo dos terminais de integração T3, T4, T5.

Entre as linhas que atenderam o complexo estão a 120 (com itinerário Ponta Negra/T1/Centro); 450 (T3/bairro Redenção/Ponta Negra); 542 (bairro Ouro Verde/T2/Ponta Negra); 126 (Sipam/avenida Brasil/T1/Centro) ; 641 (T4 - T3/Aeroporto/Ponta Negra) e 678 (T4/V-8/Ponta Negra).