Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Bairro Dom Pedro será o centro das movimentações durante os jogos da copa em Manaus

Com mais de 40 anos de história, o conjunto habitacional receberá em seus arredores, em três meses, o evento esportivo mais esperado do ano: a Copa do Mundo

Arena da Amazônia será inaugurada neste domingo, 9 de março

Novo “vizinho” dos moradores do Dom Pedro, a Arena da Amazônia será palco de quatro jogos na Copa e um dos mais belos estádios construídos no Brasil (Bruno Kelly)

O Dom Pedro, localizado na Zona Centro-Oeste, é um dos bairros mais movimentados e conhecidos da capital. Ao longo dos anos. Nos primórdios, o conjunto habitacional que dá nome ao bairro se expandiu e, em três meses, receberá em seus arredores o evento esportivo mais esperado do ano: a Copa do Mundo. Colado ao bairro, que começou a tomar forma no início da década de 1970, está situada a Arena da Amazônia, estádio construído especialmente para o campeonato e que vai ser palco de jogos como Inglaterra x Itália e Estados Unidos x Portugal. Os moradores da área, que já vibravam com lances pela tela das TVs na famosa Praça de Alimentação do Dom Pedro, nunca imaginaram que um dia poderiam torcer com a bola rolando em um gramado montado tão perto de casa.

Para o empresário Manoel Antônio Pinheiro, 62, que mora no bairro desde 1997, a surpresa foi recebida com muita alegria. “Eu gosto muito desse bairro. É um local alegre, amigável, todo mundo aqui se conhece, sabe, isso é difícil hoje em dia. Ele tem melhorado e deve melhorar ainda mais com a Copa. Vai movimentar o espaço, deixar o bairro em evidência, receber de gente de todo o mundo. Estou ansioso para que chegue logo”, afirmou.

Mas até a confirmação da Copa do Mundo no Brasil, muita coisa aconteceu. Antes de ser um bairro movimentado, o Dom Pedro era uma extensa área verde cortada por inúmeros igarapés, e servia como ponto de lazer familiar . A área foi comprada pela Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores de Manaus (Coophab) para a construção do conjunto habitacional Dom Pedro I. As casas começaram a ser construídas no final de 1972.

As obras só foram finalizadas dois anos depois, em 1974. Nesta mesma época, foi aberta a avenida Pedro Teixeira, ligando a Constantino Nery à estrada da Ponta Negra, e a transformação da avenida Dom Pedro I, com a retirada do canteiro central e o prolongamento até o bairro da Alvorada. Nos anos seguintes, foram construídos outros conjuntos nos arredores, como o Dom Pedro II, Kyssia e Deborah, resultando no bairro Dom Pedro.

Familiar e muito bem localizado

O bairro Dom pedro, que começou como um conjunto habitacional e cresceu bastante nos últimos anos, consegue manter o clima familiar e tradicional das décadas passadas mesmo estando perto de todas as novidades da capital.

Na área estão situados importantes serviços, como o Hospital de Doenças Tropicais e a Fundação Cecon, o Departamento da Polícia Federal, além de panificadoras, restaurantes, escolas e centros de lazer, como a Praça de Alimentação.

Além de “bem servido” de opções, ele ainda possui acesso rápido para vários centros de compras e lazer, como o Amazonas Shopping, e fica próximo a recém-inaugurada Arena da Amazônia, ou seja, será um dos locais mais badalados durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus.

A comerciante Enedina Bentes, que mora no bairro desde 1980, e acompanhou as mudanças que ocorreram com o projeto original do local, garante que ele continua sendo uma ótima escolha para morar e se divertir. “Muita coisa aconteceu, hoje é um bairro bem diferente, porém está em uma excelente localização, tem tudo que a gente quer por perto e continua sendo agradável para quem vive aqui”.