Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Carnaval 2014 de Manaus terá segurança feita por 7,5 mil servidores públicos

Secretaria de Segurança Pública divulgou nesta quarta-feira (26) detalhes da Operação Integrada, que começa nesta quinta-feira (27) e vai até a próxima quarta

De acordo com o secretário da SSP, Paulo Roberto Vital (em pé), segurança do Carnaval será feita de forma integrada

De acordo com o secretário da SSP, Paulo Roberto Vital (em pé), segurança do Carnaval será feita de forma integrada (Divulgação)

A Operação Integrada do Carnaval 2014, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), contará com um efetivo, de aproximadamente, 7,5 mil servidores de órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Somente da área direta de Segurança Pública irão atuar cerca de 6,5 mil policiais militares, civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Bombeiros, Corregedoria-Geral e Secretaria-Executiva de Inteligência.

A Operação Integrada será o último teste do modelo de segurança a ser empregado no Fan Fest da Copa do Mundo em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da SSP-AM.

As informações foram divulgadas ontem pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, e pelo secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel PM Dan Câmara, e contou com a presença de representantes dos órgãos que participam do planejamento integrado da operação, entre eles UGP-Copa, 7º Comando Aéreo Regional (7º Comar), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Defesa Civil Municipal, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

De acordo com o coronel Vital, o planejamento do Carnaval deste ano vem sendo realizado desde o início do ano. “É uma ação integrada com a participação de muitos órgãos, que estão trabalhando juntos para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, ressaltou.

Vital afirmou que o planejamento adotado para o Carnaval e o Fan fest não é novidade, tendo exemplos de outros eventos como o Réveillon, e anunciou algumas medidas de segurança que serão adotadas. “Quem for ao Sambódromo vai passar por uma triagem”, citou.

A Operação Carnaval 2014 começa hoje e vai até o dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, mas será realizada também no dia 8 de março, sábado, quando acontece o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval.

Além dos desfiles das escolas de samba, também fazem parte do planejamento o Carnaboi e o Bloco das Piranhas. Os eventos foram escolhidos pela SSP-AM como de interesse para o exercício do plano de segurança para grandes eventos.

Copa

O coronel Dan Câmara ressaltou que, depois do Carnaval, os trabalhos entrarão numa nova fase, que é a estratégia de segurança diretamente nos jogos da Copa do Mundo na Arena da Amazônia. Ele ressaltou que a operação segue o princípio de liderança situacional, onde cada órgão assume a ocorrência conforme a própria competência de atuação.