Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cerca de doze veículos são roubados por dia em Manaus

Em apenas seis meses, foram mais de 2,2 mil carros e motocicletas, um crescimento de 22% em comparação com o ano passado

Parte dos veículos roubados ou furtados, que são recuperados pela polícia, acabam superlotando o pátio da DERFV

Parte dos veículos roubados ou furtados, que são recuperados pela polícia, acabam superlotando o pátio da DERFV (Ney Mendes )

Todos os dias, 12 veículos são roubados ou furtados em Manaus, em média. O índice é 22% maior do que o registrado no ano passado. Enquanto nos primeiros seis meses deste ano a polícia registrou 2.238 ocorrências, no mesmo período de 2013 foram 1.834 veículos roubados ou furtados em Manaus, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).

Com base nas ocorrências de roubo que são feitas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), a polícia identificou que a motocicleta é o veículo preferido pelos assaltantes. De janeiro a junho de 2013, foram furtadas 1.314 motocicletas e, no mesmo período de 2014, foram 1.454.

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Jaime Ferreira, explica que a preferência dos infratores pelas motocicletas é porque elas são mais rápidas e de fácil locomoção em locais de difícil acesso.

“Já mapeamos várias rotas que as motocicletas roubadas seguem, assim como os locais de desmanche. Neste ano, recuperamos 60 delas no interior do Estado. Algumas tinham numeração raspada e placa clonada”, relatou.

Segundo o delegado, como boa parte dos veículos roubados são usados por assaltantes em roubos e fugas, a maioria acaba sendo abandonada pelos próprios bandidos, normalmente menos de 12 horas depois do crime. Dos que não são recuperados, a maioria têm seus dados de identificação clonados – placa e cor – e uma minoria é levada para estados vizinhos ou para cidades do interior.

Recuperação

Não foi apenas o número de roubos e furtos de carros que aumentou. O número de veículos recuperados pela polícia cresceu 41% nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a SSP.

Só no último fim de semana, a Polícia Militar apresentou na DERFV 12 automóveis e motocicletas que foram recuperados em Manaus. De segunda para terça-feira foram cinco.

De acordo com dados da SSP, até junho deste ano foram feitas 1.189 apreensões de veículos roubados, do total de 2.238 ocorrências registradas. Em 2013 foram roubados 1.834 veículos, com a recuperação de 842, representando um índice de 45%.

As motocicletas, que são a preferência dos assaltantes, também estão no topo da lista dos veículos recuperados: este ano, 597 motocicletas roubadas foram recuperadas. No ano passado, foram recuperadas 440.