Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Moradores denunciam descaso e falta de manutenção em ruas de comunidade em Manaus

A comunidade Jesus Me Deu, Zona Norte de Manaus, está completamente alastrada por buracos. Além disso, moradores denunciam bueiros sem tampa e falta d'água  

Para brincar na rua, crianças desviam dos buracos e dos bueiros sem tampa

Para brincar na rua, crianças desviam dos buracos e dos bueiros sem tampa (Euzivaldo Queiroz)

Os moradores da comunidade Jesus Me Deu, na Zona Norte, denunciam que bairro será “engolido” por buracos. Segundo eles, a comunidade é composta de várias ladeiras e ruas estreitas e, para desviar dos buracos, os motoristas são obrigados a subir as calçadas das casas com os veículos. A situação vem causando prejuízos e oferecendo perigo aos moradores, que não podem ficar na frente de suas residências sob o risco de serem atropelados.

Os motoristas da linha 328, que trafega no bairro, afirmaram que, por conta do estado precário das ruas, em poucas semanas o trajeto do ônibus terá que ser alterado. “Antes passávamos pela avenida da Galiléia e os buracos ainda eram pequenos, mas hoje não dá mais para circular. Quando o ônibus passa pela rua, está lotado de pessoas e ao tentar passar pelos buracos, eles podem quebrar. E se quebrar , nós temos que pagar. O conserto sai do nosso bolso”, relatou um motorista, que pediu para não ser identificado.

Moradores e condutores de veículos disseram que várias solicitações foram feitas para a melhoria das ruas do bairro, mas nenhuma delas foi atendida.

Além da insatisfação por conta do grande número de buracos na comunidade, os moradores do bairro dizem estar revoltados com o poder público por terem sido esquecidos naquela situação. “Nosso dinheiro não é diferente dos outros. Eu pago meus impostos e minhas contas de água, luz e tudo mais que é cobrado. E por que não resolvem o nosso problema? É buraco, é falta de água, quando chove alaga tudo, os veículos não podem mais nem entrar na rua. Isso é uma injustiça” desabafou a dona de casa Ruth Gomes Amorim, 35.

Os moradores também reclamam dos vários bueiros sem tampa. “Uma mulher caiu dentro do um bueiro um dia desses. Fico preocupado com as crianças que brincam na rua. Ou elas caem nos buracos da rua ou no bueiro. Não sabemos qual o pior”, destacou o vigilante Rodrigo Guerra, 26.

Outros problemas

Embora os serviços básicos existam, alguns deixam a desejar, principalmente o de abastecimento de água, segundo conta a autônoma Maxivane Menstancio Santana, 32. “Tem semanas que chegamos a ficar até três dias sem um pingo de água da torneira, porque existem muitas ladeiras e a água não tem pressão”, disse.

Maxivane e alguns moradores pagam R$ 30 por mês para um vizinho que possui poço artesiano e fornece água por meio de mangueiras e canos que atravessam as ruas. “Se não fizermos isso ficamos sem água”, afirmou a autônoma.

Pacote de obras

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a comunidade Jesus Me Deu está inserida no pacote de obras "Todos Juntos por Manaus", lançado no último dia 19, pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, visando a melhoria da infraestrutura nas zonas Norte e Leste. A ação já teve início e em breve chegará à comunidade.