Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

‘Mercadão' Adolpho Lisboa vira preferência de turistas que aportam em Manaus

Turistas do primeiro cruzeiro da temporada da Copa do Mundo ficaram encantados com o Adolpho Lisboa e quase esquecem o Teatro Amazonas

No Porto de Manaus, dividindo a cena com barcos regionais, o M/S Boudicca, da empresa europeia Fred Olsen Cruise Lines, abriu a temporada 2013/2014 de cruzeiroes europeus em Manaus

No Porto de Manaus, dividindo a cena com barcos regionais, o M/S Boudicca, da empresa europeia Fred Olsen Cruise Lines, abriu a temporada 2013/2014 de cruzeiroes europeus em Manaus (J. Renato Queiroz)

A temporada de cruzeiros começou bem em Manaus no ano da Copa do Mundo. Com o Mercado Municipal reformado sendo o cartão de visita, os turistas do M/S Boudicca, da empresa europeia Fred Olsen Cruise Lines, ficaram encantados com a cidade-sede. O navio atracou no Porto de Manaus sábado, com 828 passageiros e 348 tripulantes, e foi o primeiro dos quatro que passarão pela capital amazonense até maio, trazendo aproximadamente 2,5 mil estrangeiros.

Após uma “circulada” no Centro histórico durante a manhã do domingo, e um bate-papo com alguns dos turistas, A CRÍTICA escutou mais elogios que críticas a região.

A designer inglesa Susy Winekliar, por exemplo, veio com toda a família e ficou surpresa com a beleza dos prédios da capital. “Quando pensamos em Amazonas, logo pensamos em floresta. É involuntário. Porém, o que vi aqui foram belíssimas fachadas de prédios muito bem conservados e este lindo mercado. Fico feliz com o investimento que foi feito para revitalizar este local, é algo realmente fascinante. Estamos adorando o passeio”, relatou.

O médico austríaco Stôger Helment também ficou maravilhado com o que viu. “É uma cidade muito convidativa e calorosa. Um dos nossos primeiros contatos é o mercado, uma obra de encher os olhos, cheia de história e produtos diferentes e interessantes. A visita é bastante agradável e achei a cidade muito bonita. estou maravilhado!”.

A turista inglesa Ana Hawkins, 60, veio com o marido e, mesmo sem fôlego para andar muito, adorou tudo o que viu. “Tanto pelo calor quanto pela idade, acabamos não conseguindo investigar muito a área, mas nos divertimos bastante. É sempre bom conhecer algo novo, principalmente quando recebemos uma boa recepção”.

Outro lado

Candidato a novo queridinho dos turistas, o Mercado Municipal foi mais citado durante as entrevistas que o cartão postal mais famoso de Manaus: o Teatro Amazonas. Para os vendedores do local, o elemento surpresa é o grande atrativo. “As pessoas já viram o teatro em fotos, mas o mercado é novidade. Fora isso, ele é lindo e tem uma ótima estrutura para receber qualquer pessoa”, diz o vendedor Raimundo Souza.

De acordo com o vendedor Alberto Dan, todos que trabalham no mercado estão se virando muito bem com os “gringos”. “A maioria deles sempre vem acompanhada por guias, mas todo mundo sabe se virar quando algum vem sozinho. Então, eles perguntam: ‘how much?’ e até R$ 10 eu sei falar direitinho. Quando esqueço o número, faço com os dedos, sabe como é, a gente dá um jeito. Quando o embaralho é muito grande, a gente sempre pode pedir ajuda dos agentes da prefeitura que ficam no posto de atendimento. Eles sabem falar inglês e espanhol e sempre nos auxiliam”, conta o vendedor.