Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Pesquisa aponta as áreas que mais incomodam os manauenses

O resultado da pesquisa realizada pelo Fórum Jovens Líderes do Amazonas apontou que oito áreas são reprovadas por 1,9 mi moradores de Manaus. Transporte público, segurança e saúde estão entre os serviços destacados

O sistema BRS, que entrou em funcionamento há uma semana, promete melhorar o transporte público, mas por outro lado conturbou o trânsito na principal via de Manaus, a Constantino Nery

O sistema BRS, que entrou em funcionamento há uma semana, promete melhorar o transporte público, mas por outro lado conturbou o trânsito na principal via de Manaus, a Constantino Nery (J. Renato Queiroz)

Transporte público, trânsito, segurança pública, saúde, estrutura das vias, saneamento básico, educação e infraestrutura são as principais queixas de mais de 1,9 mil pessoas que moram na capital amazonense. Esse foi o resultado da pesquisa feita pelo Fórum Jovens Líderes do Amazonas que reúne jovens ligados a 22 entidades e organizações não-governamentais.

O problemas de transporte público, trânsito e segurança pública foram os três que lideraram a lista em todas as zonas da cidade.

A ideia de listar os oito maiores problemas de Manaus surgiu num encontro de pelo menos 45 jovens líderes da cidade e dois de municípios vizinhos, realizado em novembro do ano passado.

Deste encontro surgiu outro no mês seguinte, e no qual seria o pontapé inicial para se chegar ao que ficou definido como objetivo principal da ideia: criar projetos para solucionar de alguma forma esses problemas apontados pela pesquisa sem depender exclusivamente do poder público. Além disso, a proposta do grupos de jovens é contar com o espírito da coletividade.

“Foi a partir do segundo encontro, no dia 21 de dezembro, que nós criamos o Fórum Jovens Líderes do Amazonas. E nesse fórum foi decidido que iríamos fazer uma pesquisa, primeiramente, para saber quais eram os problemas para, a partir daí, construirmos os projetos”, explicou um dos membros do Fórum, Luiz Eduardo Leal.

O projeto foi dividido em três fases. A primeira foi para saber, na opinião da população, quais os principais problemas da capital amazonense. A pesquisa foi feita pela Internet, por telefone e também nas ruas.

O grupo perguntou às pessoas: “Para você, quais são os três maiores problemas de Manaus?” e “Qual o seu bairro”, para conseguir elencar os oito maiores problemas da cidade.

A qualidade do atendimento em postos e hospitais públicos foi o principal motivo da insatisfação da população na área da Saúde, explica Luiz Eduardo. Ele também complementa: “Em relação às estruturas das vias, as pessoas se mostraram insatisfeitas com as condições das calçadas, com a falta de sinalização vertical e horizontal. Na educação, as pessoas reclamaram muito da falta de professores e de estrutura nas escolas e escolas sem aulas”.

Na área de saneamento básico, as pessoas reclamaram que estavam pagando pelo serviço de esgoto sem ter acesso a ele, por exemplo.