Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Escolas públicas antecipam férias dos alunos devido a Copa do Mundo de 2014, em Manaus

Recesso escolar, normalmente concedido no mês de julho, foi adiantado para evitar evasão escolar durante o Mundial. Algumas escolas da rede particular de ensino optaram por não adiantar as férias do meio do ano

Estudantes comemoram o recesso na rede estadual, realizado entre os dias 17 e 30 de junho, enquanto na rede municipal as férias ocorrerão de 14 a 28 de junho.

Estudantes comemoram o recesso na rede estadual, realizado entre os dias 17 e 30 de junho, enquanto na rede municipal as férias ocorrerão de 14 a 28 de junho. (Luiz Vasconcelos)

Faltando apenas três dias para o inicio da Copa do Mundo os estudantes da rede estadual e municipal de ensino tem um motivo a mais para festejar o inicio do evento. É que as férias, normalmente concedidas no mês de julho foram adiantadas, para evitar evasão escolar durante os jogos.

Na rede estadual, o recesso será entre os dias 17 e 30 de junho, enquanto na rede municipal os 227 mil estudantes irão aproveitar as férias de 14 a 28 de junho. Nos dias de jogos realizados na Arena da Amazônia em dias úteis (18 e 25 de junho) e no final de semana (dias 14 e 22) aulas serão suspensas por meio de ponto facultativo.

O mesmo procedimento ocorre durante os jogos da Seleção Brasileira, que na primeira fase jogará nos dias 12, 17 e 23 de junho. Também será ponto facultativo os dias de jogos da Seleção agendados para além do período de férias escolares. A medida vale para escolas estaduais na capital e nos municípios do interior do estado.

A proposta escolhida contempla 200 dias letivos divididos em quatro bimestres conforme determina a Lei Federal Nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). A rede pública estadual de educação do Amazonas possui 530 mil alunos e 560 escolas.

Escolas particulares

Algumas escolas da rede particular de ensino optaram por não adiantar as férias do meio do ano. De acordo com o sindicato dos estabelecimentos de ensino privado do estado do Amazonas (Sinepe-Am) foi sugerido às escolas que seguissem a lei geral da Copa, isto é, que dessem férias da abertura ao encerramento dos jogos, porém algumas unidades optaram por criar um calendário próprio.

No Centro Educacional Lato Sensu os alunos só terão folga em dias de jogos do Brasil. Nos jogos que acontecerão durante a tarde e a noite na Arena da Amazônia, os alunos do turno vespertino serão liberados e irão repor as aulas no sábado.

Segundo o sindicato, foram sugeridas duas opções de calendário, ambas com férias de 12 de junho a 13 de junho, mas uma delas incluindo o sábado. Esses calendários foram apresentados aos conselhos de educação, aprovados, e 70% das escolas associadas ao sindicato optaram pelas férias.

Preparados para torcer

Para o estudante do primeiro ano do ensino médio Willian Melo, 16, a chance de acompanhar a copa no Brasil é única e será muito bem aproveitada, sem esquecer, porém, da preparação para as provas do Processo Seletivo Continuo (PSC) que acontecem no final do ano.

Willian garante que nos jogos de outras seleções vai estudar, para se unir com a vizinhança e comemorar cada gol quando o time brasileiro entrar em campo.

Yasmin Silva, 16, estudante do 1º ano, se uniu aos vizinhos e ajudou a confeccionar as bandeirinhas da rua. “Na última copa era criança e não entendia muito bem a importância do evento, mas a oportunidade de acompanhar a copa realizada no nosso país é ótima”, declarou.

Yasmin terá uma emoção a mais, ela possui ingresso para o jogo Inglaterra e Itália, no dia 14 de junho, e irá conferir a partida na Arena da Amazônia.