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Usuários cobram melhorias no PAC da Cidade Nova em Manaus

Superlotação e totens desativados são as principais reclamações das pessoas que utilizam os serviços de uma das mais procuradas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da cidade

Aparelho de autoatendimento pifado obrigou usuários a entrar em filas cada vez maiores

Aparelho de autoatendimento pifado obrigou usuários a entrar em filas cada vez maiores (Euzivaldo Queiroz)

Uma das maiores e mais procuradas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), o PAC-Cidade Nova, na Zona Norte, está irritando os usuários, que denunciam o estado precário do local, bem como o fato de todos os totens de autoatendimento estarem quebrados.

O industriário Daniel de Souza, 24, contou que um dos serviços prestado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dentro o PAC mudou e complicou a vida de todos. Antes o cliente fazia o pagamento do serviço em um dia e no outro era preciso apenas entrar em uma fila exclusiva para finalizar o serviço, pois, existia um guichê exclusivo para emitir os documentos. “Hoje temos que pegar uma senha e enfrentar essa fila toda para pegar somente um papel. Isso atrapalha a todos, sem falar nas horas que passamos esperando a nossa vez” disse.

Ana Carolina contou que está há uma semana tentando falar com a Ouvidoria-Geral do Estado, porém, os pontos de atendimento não funcionam. “Venho todos os dias nesse PAC para verificar se normalizou e nada. É apenas perda de tempo, não consigo, os totens estão todos com defeito”, disse Ana. O gerente do PAC-Cidade Nova, Jadiael Santana, justificou que o “Call Center” da Ouvidoria apresentou um problema ontem pela manhã, mas que a tarde estaria sendo resolvido.

Outra reclamação dos usuários é quanto a lotação do PAC, um dos mais procurados, pois o espaço não suporta a quantidade de gente que vai até ele em busca dos serviços.

Mais de 26 serviços são oferecidos à população nas unidades do PAC e nele é possível ao usuário fazer reclamações sobre luz e água, acessar a Justiça Federal e Polícia Civil. Também é oferecido serviços do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), conseguir documentos de identificação pessoal, solicitar seguro desemprego, fazer consultas com defensores públicos e conciliações processuais.

Por mês, em média, 30 mil atendimentos são feitos nos PAC's, segundo estimativa da Ouvidoria-Geral do Estado, que é responsável pelo local. As unidades instaladas nos bairros do São José, Cidade Nova, Compensa, Centro, Alvorada e Educandos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a Ouvidoria, os PACs tem funcionamento previsto para os sábados. Neste primeiro momento o serviço funcionará um sábado por mês, sempre acontecendo de ter o ultimo do mês, mas conforme a demanda, é possível estender por mais um sábado. O público alvo dos serviços do PAC são os trabalhadores e as pessoas que estudam e não têm como ter acesso aos serviços nos dias da semana.

Serviços atraem público

O gerente do Pronto Atendimento ao Cidadão da Cidade Nova (PAC-Cidade Nova), Jadiael Santana, informou que os serviços de órgãos públicos funcionam todos os dias de 8h às 17h. Existem alguns serviço com horários diferenciados, como o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que abre às 8h e fecha às 13h, não ficando disponivel ao cidadão até o fim do expediente normal. A maioria do serviços não é limitado por senha, tendo apenas quatro serviços assim, com 26 vagas disponíveis à população. São eles: Seguro Desemprego , Carteira de Trabalho a Identidade (RG) e o serviço oftomolóogico, cujo consultorio fica dentro do próprio PAC. Este é um serviço direcionado à criança em sala de aula, idosos e portadores de necessidades especiais, tenho destinado 600 consultas por mês. No local acontece apenas a consulta prévia e, dependendo de cada caso, a pessoa precisa ser encaminhada a uma outra clínica conveniada com o governo - e o PAC faz o encaminhamento. Se for detectado que a pessoa precisa usar óculos, no PAC mesmo tem uma ótica conveniada. Os serviços de emissão de RG, primeira e segunda via, não têm limite de atendimento. Eles são direcionados da seguinte forma: a primeira via é agendada para todas as terças-feira, sem limite de atendimento. O solicitante precisa trazer a certidão original da criança e marcar a hora de atendimento.

Já a emissão de CPF tem um serviço diferenciado. A primeira ou a segunda via do documento, emitido pela Receita Federal, são pagas e o valor é de R$ 5,70 nos correios.