Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Susam recebe primeiras doações de órgãos de 2014

Famílias de pessoas vítimas de morte cerebral permitiram a liberação dos órgãos. Pelo menos dez pacientes que esperam pelo procedimento serão beneficiados 

Estado do AM também está em fase final de preparação para realizar transplante de fígado na rede pública

Estado do AM também está em fase final de preparação para realizar transplante de fígado na rede pública (Bruno Kelly/AC)

A Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) recebeu esta semana as primeiras doações de órgãos deste ano. A primeira ocorreu na última terça-feira (28), autorizada pela família de uma criança de nove anos. A segunda, na quarta-feira (30), a partir da autorização da família de um jovem de 26 anos. O gesto de solidariedade das duas famílias deverá beneficiar dez pacientes que aguardam por um transplante.

Segundo a Susam, ambos os pacientes chegaram, respectivamente, ao Hospital da Criança da Zona Leste e ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio com quadro de gravíssimo traumatismo cranioencefálico, com evolução para morte cerebral.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as córneas da criança e do jovem foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passarão por análise clínica e testes para posterior liberação para transplante, o que deve beneficiar a pacientes. Os rins da criança foram disponibilizados para pacientes da fila nacional de transplante, uma vez que não foram identificados receptores compatíveis no Amazonas. Os do jovem, por sua vez, foram transplantados no decorrer desta quinta-feira (30), para dois pacientes de Manaus.

O Amazonas está em fase final de preparação para iniciar a realização de transplantes de fígado na rede de saúde local. Por isso, os dois órgãos captados nestas duas doações também foram disponibilizados para a fila nacional de transplantes. "As equipes do Hospital Adriano Jorge, que estão sendo preparadas para a realização do transplante de fígado em Manaus, acompanharam todo o procedimento cirúrgico de retirada dos órgãos doados", destacou o secretário.

Transplantes de fígado

O diretor-presidente da Fundação Adriano Jorge, Raymison Monteiro de Souza, informou que, nesta semana, as equipes do hospital estão realizando mais um ciclo de capacitação, como parte dos preparativos para a implantação do Programa de Transplantes de Fígado na unidade. O processo, que tem a tutoria do Grupo Hepato, de São Paulo, inclui a checagem e revisão de protocolos de atendimento.

Paralelamente ao treinamento das equipes e definição de protocolos de atendimento, estão sendo providenciadas, pelo Governo do Estado, as aquisições de equipamentos que são necessários para a implantação do programa. Em breve, o hospital deverá receber a visita de vistoria do Ministério da Saúde para o credenciamento da unidade e da equipe médica como transplantadores.

No Amazonas, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e, até o último mês de dezembro, somava 234 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em julho de 2011 e 77 procedimentos desse tipo já haviam sido realizados no fechamento de 2013. Os transplantes de córnea, iniciados em 2003, chegaram a 1.067 procedimentos no final de do ano passado.

*Com informações da Três Comunicação