Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Após orientação, Prefeitura deve começar a multar motoristas infratores do BRS

Manaustrans vai intensificar trabalho para o sistema começar a operar de forma adequada na Av. Constantino Nery; agentes do SMTU também vão atuar na fiscalização da via

Desrespeito dos motoristas ao espaço definido na faixa exclusiva é uma constante no BRS

Desrespeito dos motoristas ao espaço definido na faixa exclusiva é uma constante no BRS (J. Renato Queiroz)

A partir desta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), vai intensificar a orientação na Avenida Constantino Nery sobre o uso da faixa exclusiva do BRS (Bus Rapid System). Somente após o período de orientação a motoristas de todos os tipos de veículos, pedestres e usuários do transporte coletivo é que as multas começarão a ser aplicadas.

Agentes do Manaustrans estarão ao longo dos seis quilômetros da via, no trecho sinalizado com a faixa azul. “Nesta fase de implantação do sistema, nossa fiscalização será gradativa. Mesmo sem a aplicação de multas, percebemos o respeito pela maioria dos condutores de carros pequenos, enquanto que os motoristas de caminhões estão invadindo a faixa dos ônibus”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Fiscalização

Para que a determinação de uso exclusivo da faixa seja cumprida, fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estarão na avenida Constantino Nery, nesta quinta-feira, para acompanhar a atuação do Manaustrans no corredor exclusivo.

No mês passado, a SMTU determinou às empresas do sistema de transporte coletivo que nas oito plataformas localizadas na pista da esquerda da Constantino Nery somente poderão fazer o embarque e desembarque de passageiros as linhas 300, 448, 500, 540, 560, 640, 652, 208, 219 e 225 que operam com ônibus articulados. As demais linhas devem utilizam os pontos de parada do lado direito da via.

Ônibus que fazem embarque e desembarque nos pontos de parada da direita somente poderão trafegar na faixa da direita e os que fazem nas plataformas, apenas na faixa da esquerda. Manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa somente são permitidas aos ônibus em casos de necessidade, onde a faixa em que estão autorizados a trafegar esteja obstruída, em situações como panes mecânicas de outros veículos e acidentes.

Além das linhas de ônibus listadas, apenas táxis com passageiros, transporte escolar com estudantes, ambulâncias, viaturas policiais, dos bombeiros e da fiscalização do trânsito, em serviço, poderão circular em qualquer dia e horário na pista do BRS.

A relação abaixo mostra que veículos possuem permissão para trafegar na faixa do BRS, além de outros detalhes que devem ser observados na via:

Veículos permitidos na faixa do BRS

Ônibus das linhas 300, 448, 500, 540, 560, 640, 652, 208, 219 e 225, que operam com ônibus articulados

Táxis apenas com passageiros

Transporte escolar com estudantes

Ambulâncias

Viaturas policiais e dos bombeiros

Veículos de fiscalização do trânsito em serviço

Veículos não permitidos na faixa do BRS

Carros de passeio

Caminhões

Ônibus com rotas para empresas

Containeres

Outros veículos de grande porte

Veículos passíveis de multa (após o período de orientação)

Caminhões

Ônibus com rotas para empresas

Containeres

Outros veículos de grande porte

* Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação.