Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Aeronáutica promove evento sobre prevenção a acidentes aéreos na Amazônia

O Comando da Aeronáutica através do SERIPA VII, realizará simpósio em Manaus direcionado à profissionais da área e o público em geral sobre a segurança nos voos. O astronauta Marcos Pontes encerra o evento


Monomotor aterrissa de "barriga" no Aeroclube

Monomotor aterrissa de "barriga" no Aeroclube de Manaus, no último mês de janeiro (Alex Pazuello)

Com quatro acidentes aéreos ocorridos na região apenas nos primeiros quatro meses de 2014, o 7º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), órgão do Comando da Aeronáutica, realizará no próximo dia 17, no Auditório da Universidade Paulista (UNIP, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus), o 5º Simpósio de Segurança de Voo da Amazônia.

O evento anual tem início previsto para 7h30 e contará com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pilotos, comissários, donos de empresa, representantes da segurança pública e militares, além do público em geral simpatizante da aviação. O objetivo do evento é a prevenção de acidentes aéreos.

Participarão do simpósio o juiz federal Marcelo Honorato, que falará sobre a criminalização de conduta na atividade aérea; Claudio Ianelli, da ANAC, um dos responsáveis sobre a fiscalização do órgão nos voos; coronel Ary Rodrigues Betolino, do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que alertará sobre o tráfego aéreo na Copa do Mundo; e Eduardo Henrique e Amilton Barreira, comandantes de aeronaves da Gol Linhas Aéreas, que ministrarão palestra sobre Gestão de relacionamento com o Cliente (CRM, termo em inglês para Customer Relatioship Management).

O simpósio contará, ainda, com a participação do astronauta Marcos Pontes, que encerrará o evento com um debate sobre segurança operacional nas empresas de aviação. Discutindo como as empresas devem promover programas de prevenção a acidentes.   

Ocorrências emite alerta

O SERIPA, que é responsável pela prevenção e investigação de acidentes nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, realizará também palestras in loco nas empresas do setor, procurando alertá-las quanto aos possíveis acidentes, incidentes ou ocorrências de solo. Só nste ano, o órgão registrou quatro acidentes aéreos, sendo um deles em Manaus. Desde sua criação em 2007, foram 72 acidentes nos Estados da Amazônia Ocidental em que atua.

O último acidente ocorrido no Amazonas foi a queda de um avião bimotor Seneca 1, que vinha do município de Canutama - a 619 quilômetros de Manaus - e caiu numa propriedade particular no ramal do Paricatuba, no município do Iranduba. Piloto e co-piloto tiveram apenas ferimentos leves.

Já o acidente registrado em Manaus aconteceu no dia 18 de janeiro deste ano, no Aeroclube do Amazonas (bairro de Flores, na Zona Sul de Manaus), quando uma aeronave bimotor do modelo Beechcraft Baron fez uma aterrissagem forçada logo após o trem de pouso não ter funcionado. Havia seis pessoas na aeronave no momento do pouso, mas ninguém ficou ferido.