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Agendamento eletrônico do Detran-AM promete acabar de vez com o problema das filas

Em operação há 5 meses, novo sistema meses facilita acesso a serviços do órgão, simplificando o atendimento e beneficiando usuários

Avisos nos postos do Detran-AM indicam que o atendimento, a partir de maio, tem de ser agendado pelo site do órgão

Avisos nos postos do Detran-AM indicam que o atendimento, a partir de maio, tem de ser agendado pelo site do órgão (Luiz Vasconcelos)

Há cinco meses, o sistema de agendamento online oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM) transformou o atendimento aos usuários. Quem precisa dos serviços do órgão pode garantir o atendimento no dia e hora que desejar com apenas dois cliques.

Basta preencher a solicitação de agendamento na página do Detran-AM, na Internet, para qualquer uma das sete unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) espalhadas pela cidade, além da sede do órgão.

Após a confirmação do agendamento, o usuário comparece ao local escolhido na hora marcada e tem seu nome chamado por um servidor do Detran-AM. O atendente sabe previamente que tipo de serviço foi solicitado por meio do sistema, tornando ainda mais rápido o atendimento. Nem de longe a rapidez, comodidade e qualidade do atendimento agendado lembram os transtornos da retirada de senhas, intermináveis filas e longa espera enfrentados antes da implantação do sistema.

Mas ainda tem muita gente que desconhece o serviço e comparece à sede do órgãos e aos PACs para ser atendido. Apesar de haver avisos nas unidades recomendando o agendamento, todos são atendidos. Porém, as pessoas agendadas são chamadas no horário marcado e as pessoas que chegam aos PACs sem agendamento precisam pegar senhas e esperar pelo atendimento entre um agendamento e outro.

Teste

A CRÍTICA acompanhou o industriário Marcos Coelho, 30, para por à prova a funcionalidade do agendamento. Ele queria pagar a renovação de licenciamento anual de veículo, entrou no site na última segunda-feira e marcou o atendimento para às 8h25 do dia seguinte, no PAC do Educandos.

A CRÍTICA foi antes ao local para acompanhar a movimentação e, do lado de fora, dezenas de pessoas aguardavam em uma longa fila, algumas desde a madrugada. Marcos chegou dez minutos antes ao PAC e, pontualmente às 8h25, conforme relógio fixado no local, ele foi chamado e recebeu os boletos para pagamentos do licenciamento na unidade bancária, localizada no mesmo prédio.

Ele foi informado que o novo licenciamento seria emitido 24 horas depois do pagamento do boleto e que deveria entrar no site e agendar a entrega do documento no dia seguinte. Marcos fez o procedimento e escolheu ser atendido às 9h de quarta-feira. Novamente, foi atendimento no horário marcado, em menos dez minutos.

Quem também optou pelo agendamento foi a industriária Elaine Moreira, 35, que seguiu o procedimento e, às 9h, conseguiu ser atendida sem nenhum transtorno no PAC do bairro Educandos. “Fui chamada pelo nome e deu tudo certo, agora é só voltar no dia seguinte para pegar o documento. Esse serviço é bom porque facilita a vida do cidadão”, disse Elaine.

Espera

Por falta de informação, o mecânico Rony Borges não marcou o atendimento e precisou de três dias para conseguir a segunda via da CNH da esposa. Rony contou que não sabia do agendamento pela Internet e, por isso, precisou pegar senha e aguardar atendimento, mas como a esposa não tinha ido, não foi possível resolver a situação. “Fui mais duas vezes até o PAC até conseguir pegar a CNH. Se soubesse que funcionava tão bem, teria agendado, com certeza”, disse o mecânico.

Serviço foi divulgado pelo órgão

Uma ampla divulgação recomendando o agendamento online foi realizada nos três primeiros meses deste ano, mas várias pessoas ainda procuram os locais de atendimento sem saber que podem evitar filas.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o objetivo é aprimorar ainda mais o agendamento para eliminar qualquer tipo de fila, evitando transtornos à população e garantido atendimento de qualidade.

Leonel explicou que o agendamento é bom para todos porque, no momento que os usuários preenchem o cadastro no site, eles são informados sobre quais documentos devem levar para o serviço desejado e o servidor tem como agilizar o trabalho porque sabe, com antecedência, o deve fazer.

Segundo Feitoza, as pessoas podem usar o próprio smartphone para agendar o serviço de onde quiserem.

* Colaborou Jéssica Vasconcelos.