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Alunos da Ufam representam região Norte em projeto vinculado à Universidade de Harvard

Estudantes de Comunicação Social da Ufam participam do Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, em São Paulo. Eles apresentarão um projeto audiovisual sobre cultura japonesa

Seis estudantes do PETCOM/Ufam produziram um vídeo de cinco minutos sobre o fenômeno hikikomori e o universo otaku

Seis estudantes do PETCOM/Ufam produziram um vídeo de cinco minutos sobre o fenômeno hikikomori e o universo otaku (Divulgação)

Alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) representarão a região Norte do Brasil no Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, evento que acontece próxima sexta-feira (13) em São Paulo.

Os estudantes apresentarão um vídeo que produziram para o Human Connection Project, projeto interdisciplinar sobre o fenômeno hikikomori (comportamento de extremo isolamento doméstico) e o universo otaku (fã de animes e mangás), e que relaciona arte, estudos da cultura japonesa e outras pesquisas em redes de conhecimentos.

O Human Connection Project envolve onze universidades brasileiras e a Universidade de Harvard. A proposta consiste em desenvolver um vídeo de até cinco minutos utilizando som e cinco imagens pré-selecionados pela coordenação do projeto.


O evento será realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e contará com a presença do idealizador do projeto, o professor PhD. Shigehisa Kuriyama, docente do Instituto Reischauer de Estudos Japoneses, na Universidade de Harvard. Entre as onze universidades brasileiras participantes, a Ufam é a única instituição representante da região Norte.

Amazonenses

O trabalho dos estudantes da Ufam que será apresentado no Human Connection Project foi desenvolvido por alunos que integram o Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM). A participação dos amazonenses no Human Project ocorreu a partir de um convite feito pelos organizadores à professora doutora Ítala Clay de Oliveira Freitas, do curso de Jornalismo da Ufam e atual tutora do PETCOM.

Itala Clay coordenou o desenvolvimento do trabalho com seis estudantes de Jornalismo e Relações Públicas desde julho deste ano. O resultado será exibido na sexta-feira (13) diante de uma banca de jurados composta pelo professor Kuriyama e nomes como o diretor Kiko Goifmam e os artistas Daniel Seda e Rogério Borovik, além da professora PhD. Cecília Almeida Salles.

Segundo a professora Ítala Clay, participar deste projeto é uma excelente oportunidade para a formação acadêmica dos alunos da Ufam. “Os estudantes são estimulados não apenas ao desenvolvimento das habilidades técnicas de produção de um vídeo, mas à tradução de temas contemporâneos em linguagem audiovisual, no pleno exercício do processo de comunicação”, declarou Clay.


Para os estudantes envolvidos, o projeto estimulou novos rumos para a vida acadêmica e contribuiu para uma expansão de conhecimentos interdisciplinares. “Além da aprendizagem teórica, tivemos também uma instrução técnica que influenciou diretamente na composição do vídeo, e que, com certeza, fará um grande diferencial na nossa vida profissional”, afirmou a aluna Daniella Lima, do 4º período de Jornalismo.

Já a aluna Swênnya Azevedo, do 8º período de Relações Públicas, ressalta o caráter inovador do projeto. “O projeto me despertou interesse pela busca contínua de significados que antes passavam despercebidos. Pude conhecer outros universos, como a questão do hikikimori, e consegui relacionar as duas culturas, brasileira e japonesa, levando em conta suas diferenças e semelhanças”, disse.

Composição

O processo de produção do vídeo contou com a colaboração de outros professores em brainstormings realizados com a presença de convidados, como o professor doutor Walmir de Albuquerque, o artista plástico Otoni Mesquita, o professor Renato Brandão e a produtora audiovisual Keila Serruya, além do Departamento de Artes da Ufam. A produção também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que patrocinou a presença dos alunos no seminário realizado em São Paulo.

Todas as equipes participantes do Human Connection Project ganharão prêmios, e os cinco vídeos considerados como melhores pelos jurados serão divulgados no website do professor Kuriyama, na Universidade de Harvard. Também haverá uma exibição dos vídeos para o público em geral a partir das 18h da sexta (13), no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

*Com informações da assessoria de imprensa