Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Alunos das auto escolas terão que registrar presença em leitor biométrico durante as aulas

A partir desta segunda-feira (4), as auto escolas de Manaus deverão monitorar a presença dos alunos durante as aulas de legislação por meio de leitor digital

Diretora-presidente do Detran-AM Mônica Melo

Diretora-presidente do Detran-AM Mônica Melo (JUCA QUEIROZ/ACRÍTICA )

O Sistema de Biometria será implantado nas auto-escolas de Manaus. Os alunos que fazem o curso de legislação deverão, a partir desta segunda-feira (4), registrar a presença três vezes durante as aulas em aparelhos que fazem a leitura das impressões digitais. A medida faz parte de um plano de automação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), visa diminuir custos e evitar fraudes no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, a utilização da biometria diminui gastos com a fiscalização.

“A lei determina 45 horas de legislação. O Detran faz a  fiscalização com as equipes técnicas para conferir se os alunos estão realmente participando, freqüentando ou não as aulas. Com a biometria será possível fazer isso on-line. A maior influencia é a transparência, a segurança de que o aluno está recepcionando o conhecimento necessário nas aulas. Esse é o maior ganho. Mas, também na eficiência da fiscalização. Além de minimizar os custos, para fins de fiscalização. Se gasta menos com veículos, pessoal, combustível e se tem mais segurança”, disse a diretora.

Segundo a proprietária e diretora de ensino da auto escola Manaus, Rosangela Souza,os equipamentos que serão usados já foram comprados há alguns meses, pelas próprias empresas, após determinação do Detran. “Estão fazendo testes auto escola Confiança. Já estamos com os aparelhos esperando que se implante o sistema. As auto escolas pequenas tiveram que fazer um esforço. Não recordo o valor exato. Mas todas tivemos que comprar”, conta.

A diretora da auto escola complementa dizendo que considera positiva a automação da presença durante as aulas. “É algo positivo para quem trabalha direito, quem exige a presença do aluno em sala.Vai me tirar a responsabilidade, além de contratempos com alunos que querem dar um jeitinho e acham que a culpa é da auto escola que não quer dar a presença. O aluno segue a norma da auto escola e a auto escola a regra do Detran”, disse.  

Presença registrada 3 vezes
Para assegurar que o aluno freqüente as aulas teóricas nas auto escolas, o Detran determinou que será preciso registrar a presença dos alunos antes, durante e depois das aulas.

Segundo Mônica, essa foi a maneira encontrada para ter evitar que os futuros condutores cumpram a quantidade de horas de aulas exigidas. 

“Ainda não temos essa posição oficial. Vale o que o sindicato nos passa. Se o sistema for rápido e funcionar direito, acredito que não haverá problemas. Penso que seria bom no inicio e final, mas vamos atender o que for determinado. De um modo geral acredito que será muito positiva essa implantação”, considera a diretora da auto escola.