Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Últimos dias de inscrições para o Congresso nacional sobre Trauma que acontecerá em Manaus

Realizado pela primeira vez na Região Norte, as inscrições para o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma seguem até o dia 15 de setembro

Fachada de um dos campi da UEA em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é parceira na realização do evento (Juca Queiroz/Arquivo AC)

O 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o 16º Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) acontecem pela primeira vez na Região Norte do país. O evento será realizado de 25 a 27 de setembro, no Tropical Hotel Manaus, na Ponta Negra, com o objetivo de promover a integração dos temas relacionados ao trauma, trazendo grandes experts nacionais e internacionais.

O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é parceira na realização do evento.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro pelo site do evento:  www.sbaitmanaus2014.com.br. Os preços variam de acordo com as categorias: membros da Sbait, profissionais e estudantes da área. Será possível, também, se inscrever no local do evento. Além da programação, serão oferecidos cerca de 15 cursos pré-congresso que abordam várias áreas sobre o trauma, como o atendimento avançado para enfermeiros, técnicas cirúrgicas e resposta medica avançada em desastres, além de outros.

Importância

O evento vai integrar várias categorias profissionais que atuam no Atendimento Integral ao Traumatizado: gestores de saúde, comunidade acadêmica universitária, médicos, cirurgiões de emergência e trauma, enfermeiros, fisioterapeutas, pós-graduandos. O atendimento ao traumatizado é uma das áreas de saúde que mais tem avançado no desenvolvimento e uso de novas tecnologias em diagnóstico, tratamento, recursos laboratoriais e de imagens e reabilitação.

As causas do trauma estão relacionadas aos acidentes e à violência que configuram um conjunto de agravos a saúde, podendo levar ou não ao óbito. Esse conjunto de eventos consta na Classificação Internacional de Doenças (CID), sob denominação de causas externas.

“Realizamos esses congressos desde 1995 e estamos muito felizes de sediar pela primeira vez em Manaus. Os profissionais e estudantes vão poder aproveitar as palestras de nossos convidados internacionais e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o trauma”, afirmou o presidente da SBAIT, Gustavo Ferreiro Fraga.

Membro da comissão científica hospitalar do Sbait e reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa enfatiza que o evento coloca Manaus no cenário nacional e internacional do atendimento ao trauma.

“Em 1996, quando iniciamos a primeira turma de Suporte Avançado de Vida no Trauma, não tínhamos nenhum profissional especializado. Hoje, já são mil formados e os programas de treinamento seguem para os estados do Acre, Pará, Rondônia e Roraima. Temos profissionais de altíssima qualidade e o Congresso solidifica isso”, ressaltou.

Durante a programação serão oferecidos 15 cursos pré-congresso que abordam várias áreas sobre o trauma, como atendimento avançado para enfermeiros, técnicas cirúrgicas e resposta médica avançada em desastres, além de outros. As inscrições para os cursos também podem ser feitas no site do evento.

Confira a programação completa do Congresso em:

http://telessaudeam.web775.kinghost.net/new_site/programacaoquinta.html

*Com informações da assessoria de comunicação.