Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Trânsito: Restrição a caminhões será oficializada pela prefeitura

Prefeitura Municipal de Manaus deve publicar, terça-feira (29), a portaria que cria a nova zona de restrição de circulação de veículos pesados na avenida Djalma Batista


Restrições ao tráfego de caminhões foram adotadas na Constantino Nery, em abril, e experiência será repetida na Djalma

Restrições ao tráfego de caminhões foram adotadas na Constantino Nery, em abril, e experiência será repetida na Djalma (Antônio Menezes)

A portaria que oficializará a restrição de circulação de caminhões na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul,  deve ser publicada na próxima terça-feira (29), no Diário Oficial do Município (DOM). Após a publicação, ainda haverá um trabalho de orientação durante 15 dias na avenida  para que os condutores tomem conhecimento da mudança, antes do início da proibição e aplicação de multas. Na prática, a medida deve começar a valer por volta do dia 14 de agosto. O prazo de orientação é o mesmo adotado nas primeiras experiências de restrição na cidade realizadas no Centro, em maio de 2013, e na avenida Djalma Batista, em abril deste ano.

O objetivo  é implantar a restrição é reduzir a circulação de veículos maiores, pesados e mais lentos, em horários de pico, durante a manhã e final da tarde. Sem os veículos, aumenta o espaço para veículos menores, melhora a fluidez do trânsito e garante maior segurança. As avenidas jornalista Humberto Calderaro Filho, antiga Paraíba, Ephigênio Salles, e General Rodrigo Otávio, são as próximas que devem receber a intervenção.

As placas de orientação sobre a restrição começaram a ser produzidas há duas semanas e estão prontas para serem implantadas na avenida. Elas simbolizam o início do trabalho prático da restrição, segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), e devem ser implantadas neste fim de semana.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a restrição de veículos pesados avenida Constantino Nery seguirá as mesmas regras adotadas desde abril desta ano, na avenida Constantino Nery.  A restrição foi anunciada pelo diretor-presidente do Manaustrans, no último dia 11 com previsão de implantação até o dia 30 deste mês.

Modus operandi

De segunda a sexta-feira, apenas veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 8 toneladas poderão circular no período de 6h às 9h e das 17h às 20h.  De 9h às 17h, veículos com PBT acima de 16 toneladas ficarão proibidos de circular na avenida. Eles só poderão trafegar na via no período das 20h às 6h. Nos sábados e domingos a circulação não sofrerá modificações.

A exemplo da Constantino Nery, também haverá restrição para as dimensões máximas dos veículos. Serão permitidos apenas veículos com o comprimento de 18,60 metros, com altura de 4,40 metros e largura de 2,60 metros. Veículos maiores que as dimensões estabelecidas pelo Manaustrans terão que trafegar no período de 20h às 6h da manhã do dia seguinte.