Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Unidades de saúde do Estado e Prefeitura terão funcionamento pleno em jogos da Copa

A cobertura da rede de saúde pública municipal e estadual está garantida nos dias de jogos da Copa do Mundo em Manaus. É o que garante as autoridades das pastas Susam e Semsa. Confira como funcionará os plantões de urgência e emergência

O Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio ficou três horas sem energia, apenas os setores de urgência

O Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio é uma das unidades de saúde que terão funcionamento pleno (Luiz Vasconcelos)

Para orientar a população sobre o funcionamento do serviço público de saúde do município e do estado durante o mês de junho e julho, quando acontece a Copa do Mundo, o festival de Parintins e feriados nacionais, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informam que nenhum local cessará os atendimentos de urgência e emergência.

O titular da Susam, Wilson Alecrim, informa que tanto nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, quanto nos dias de partidas do torneio que serão realizadas na Arena da Amazônia, em Manaus, todos os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) os seis Pronto-Socorros – adulto e infantil - funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas.

Imunização e Samu ampliado

As atividades desenvolvidas pela Semsa para a Copa de 2014, estão inclusas o serviço de imunização contra o sarampo, a rubéola, a caxumba, febre amarela e hepatite B. As atividades foram direcionadas, principalmente, aos grupos  considerados como de risco: trabalhadores do setor de turismo, transporte, alimentação, saúde, além de profissionais do sexo. Também são inseridas nos grupos de risco pessoas que atuarão como voluntárias.

Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou por ampliação do número de ambulâncias. O serviço conta hoje com dez delas para o transporte inter-hospitalar, 34 Unidades de Suporte Básico (USBs) e sete Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Profissionais do Samu também receberam treinamentos para qualificar o atendimento no caso de incidentes com múltiplas vítimas, incluindo o treinamento “QBRNE”, para atendimento de vítimas atingidas por produtos Químicos, Radiológicos, Nucleares e Explosivos.

“Todas essas ações foram pensadas como estratégia não somente para a Copa de 2014, mas para que possam melhorar o atendimento da rede de urgência e emergência em Manaus. A prioridade é garantir que a população seja beneficiada a longo prazo com todas as ações integradas que serão desenvolvidas durante a Copa do Mundo”, pontuou a diretora do Departamento de Rede de Urgência e Emergência da Semsa, Moísa Carneiro.

Agendamento de consultas

No caso das unidades que atendem com consulta agendada na rede estadual - Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Fundações de Saúde e Policlínicas -, estas terão o funcionamento organizado conforme a programação definida por meio de decreto do Governo do Estado, no último dia 28 de maio.

Desta forma, nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando há jogos da seleção brasileira de futebol, o expediente nestes órgãos estaduais será suspenso às 12h, retornando no dia seguinte no horário regular. Já nos dias 18 e 25 de junho (quando, respectivamente, as seleções de Camarões x Croácia e Honduras x Suíça jogam na Arena da Amazônia), será ponto facultativo e não haverá atendimento nestas unidades.

Hemoam

Localizada nas proximidades da Arena da Amazônia, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)  realizou alguns ajustes na rotina de atendimento dos serviços da unidade, nos dias 14, 18, 22 e 25 de junho.

Nessas datas, os pacientes acompanhados pela unidade, que precisarem de atendimento de urgência e emergência, deverão se dirigir ao Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na rua Mário Ypiranga (antiga Recife), em Adrianópolis. No horário das 10h da manhã às 22h, um médico especialista em hemoterapia, do corpo clínico do hemocentro, dará plantão no Pronto Socorro 28 de Agosto.

Nos dias 14, 18 e 25 de junho, o serviço de coleta de sangue será feito no Posto Avançado do Hemoam, que funciona na Maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste. Para reforçar o atendimento do Posto Avançado, duas Unidades Móveis do Hemoam serão deslocadas para a Ana Braga. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Ciocs

A Semsa capacitou profissionais para atuação no Centro Integrado de Operações Coordenadas de Saúde (Ciocs),  com o objetivo de otimizar o compartilhamento de informações de vigilância e atenção à saúde, de monitoramento e para a resposta rápida na resolução das demandas na área da saúde durante grandes eventos.

A estrutura do Centro de Operações tem a capacidade para integrar as informações de assistência em saúde e vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, durante um evento específico, em caráter extraordinário e temporário, e visa observar, planejar, decidir e agir de acordo com a necessidade de cada ocorrência.