Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Amazonas recebe, esta semana, mais 21 profissionais do Programa 'Mais Médicos'

Grupo que chegará ao Estado será o segundo enviado pelo programa. Durante a acolhida, profissionais receberão informações sobre o funcionamento das redes de saúde, os programas e infraestrutura de atendimento

Dos 21 médicos, 12 devem chegar a Manaus na tarde desta segunda-feira (17)

Dos 21 médicos, 12 devem chegar a Manaus na tarde desta segunda-feira (17) (ACRÌTICA/AC)

O Amazonas receberá no decorrer desta semana novos  profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Composto de 21 profissionais entre estrangeiros e brasileiros com formação no exterior, o novo grupo vai reforçar o atendimento em unidades de saúde da Atenção Básica, na capital e no interior do Estado. Dos 21 médicos, 12 devem chegar a Manaus já na tarde desta segunda-feira (17).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a exemplo dos profissionais estrangeiros que foram enviados pelo "Mais Médicos" ao Amazonas anteriormente, o grupo que chega esta semana também participará do curso de nivelamento promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Videira Dourada (FMT-HDV) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O curso tem como ênfase as doenças tropicais e infectoparasitárias mais comuns na região, permitindo que os profissionais recebam informações atualizadas sobre o perfil epidemiológico destas doenças no Estado, bem como sobre os protocolos de atendimento. "Nesse processo de acolhimento, os médicos também têm a oportunidade de reunir informações sobre o funcionamento das redes estadual e municipais de saúde, os programas que são executados e a infraestrutura de atendimento", disse Alecrim.

O curso, explicou o secretário, será realizado no período de 24 a 26 deste mês, para permitir que todos os 21 profissionais que chegarão a Manaus no decorrer desta semana possam participar.

Balanço

Este é o segundo grupo de profissionais enviado pelo Programa Mais Médicos ao Amazonas, neste ano. No início deste mês, 16 médicos brasileiros começaram a trabalhar nos municípios e Distritos de Saúde Especial Indígenas (DSEIs). Eles se juntaram aos 285 médicos do programa enviados ao Estado, em 2013, e que estão distribuídos nos 61 municípios amazonenses. Está prevista para o início de março a chegada de mais 54 médicos do programa federal para atuar no Amazonas.