Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ambev abre inscrições para seu programa de trainee 2015

Com gestão meritocrática, empresa forma líderes ‘dentro de casa’: jovens atuam em projetos estratégicos desde o início, como a operação da companhia nos estádios da Copa do Mundo

Ambev busca profissionais recém-formados para trabalhar na empresa em todo o País

Ambev busca profissionais recém-formados para trabalhar na empresa em todo o País (Divulgação)

Crescimento acelerado na carreira, busca por constantes desafios e oportunidade de desenvolver novas habilidades estão entre os fatores que estimulam os universitários e recém-formados a procurar a Ambev para trabalhar. O programa de trainee da Ambev está atualmente entre os mais disputados do mercado, com cerca de 70 mil candidatos a cada ano. A empresa, que aposta e investe na formação interna de líderes, abriu no último domingo (27) as inscrições para a edição 2015 do programa.

"Por meio de experiências desafiadoras e também com os cursos e treinamentos da Universidade Ambev, trabalhamos para formar nossos líderes dentro de casa. É um processo mais difícil e exige muito mais esforço do que ir para o mercado buscar alguém "pronto", mas garante um time preparado e alinhado com nossa cultura", diz Renato Biava, diretor de gente e gestão da Ambev. São vários os casos de profissionais que ingressaram ainda jovens na empresa e hoje ocupam cargos de liderança. Atualmente 238 pessoas que entraram pelo programa de trainee são gerentes e 42 se tornaram diretores.

O atual vice-presidente de marketing, Pedro Earp, é um dos exemplos de como a cultura meritocrática, aliada ao comprometimento e dedicação pessoal, abre portas e acelera o crescimento profissional dentro da Ambev. Pedro, que entrou como trainee em 2000, se tornou vice-presidente de planejamento estratégico no Canadá em 2006. No ano seguinte, foi promovido a vice-presidente global de insights e inovação e, dois anos depois, passou para a vice-presidência global de fusões e aquisições.

Dentre diversos projetos relevantes, Pedro foi responsável por gerenciar a equipe que realizou o lançamento da Budweiser no Brasil. "Foi por meio do programa de trainee que a minha história começou na companhia. Em pouquíssimo tempo tive muitos desafios e conquistas e, em seis anos, me tornei vice-presidente de uma operação no exterior. É um processo muito dinâmico e que propicia muitas oportunidades para os participantes, como conhecer detalhadamente diversas áreas da empresa e aprender com pessoas gabaritadas", afirma Pedro Earp.

Desde o início, os jovens trainees se envolvem diretamente em grandes projetos da Ambev. Foi assim com a atual turma que ingressou na companhia em 2014. A equipe ficou responsável pela operação da Ambev nos doze estádios das cidades-sede da Copa do Mundo. "Foram dias intensos, que valeram muito a pena. O aprendizado que tivemos foi uma oportunidade única. Nunca vou me esquecer da experiência de trabalhar na Copa do Mundo.", afirma João Lucas Lima, trainee da Ambev.

Um dos principais diferenciais do programa de trainee da Ambev é que os aprovados ingressam na companhia já como funcionários contratados. O salário inicial é de 5,2 mil reais e não há um número limitado de vagas. A companhia contrata aqueles que, além de outros critérios, se identificam o com a cultura da empresa. "Buscamos pessoas que tenham vontade de crescer e de fazer a diferença. Com o programa trainee, estamos formando nossos futuros líderes. Estas pessoas irão garantir a continuidade do nosso negócio", explica Renato Biava.

O programa de treinamento tem duração de dez meses. Nesse período, os trainees aprendem sobre todas as áreas da companhia. Na primeira fase (primeiros cinco meses), eles passam dois meses nas unidades fabris da Ambev para conhecer o processo de produção de bebidas; ficam mais dois meses nos centros de distribuição direta para aprender sobre as atividades da área comercial e depois participam, por um mês, de treinamento estratégico no prédio da administração central da companhia, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev e no conhecimento das áreas.

Na segunda metade do programa (os cinco últimos meses), os jovens escolhem uma área de interesse na qual recebem orientação dirigida e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Durante esta etapa, os trainees passam por um período de treinamento intensivo no exterior. Nesta ocasião, eles se reúnem e desenvolvem atividades com os demais trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições para o programa de trainee 2015 da Ambev começam no dia 27 de julho e vão até 07 de setembro por meio do site www.traineeambev.com.br. Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2014. Após o período de inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e raciocínio lógico.

Em seguida, os candidatos são submetidos a um teste para desenvolver um projeto e apresentá-lo virtualmente. Depois desta etapa, acontecem entrevistas presenciais por todo o país, com a realização de um painel de negócios, quando os jovens desenvolvem um case em equipe. Na parte final do processo seletivo acontecem entrevistas individuais com os diretores e o presidente da Ambev.

Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora. Inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país são atributos importantes. Experiência com trabalho voluntário, entidades estudantis e empreendedorismo é requisito desejável.

Podem se inscrever alunos e recém-formados dos cursos de Administração de Empresas (diversas habilitações), Administração Pública, Agronomia, Agronegócios, Análise de Sistemas, Biologia, Bioquímica,  Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência dos Alimentos, Comércio Exterior, Comunicação Social (habilitação em Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Mercadológica, Comunicação e Multimeios, Propaganda e Marketing), Controladoria e Finanças, Design, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Farmácia, Física, Psicologia, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação.

Sobre a Ambev

Ser a "melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 37 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

*Com informações da assessoria de imprensa