Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Antecipação da metade do 13º salário injeta R$ 95 mi no AM

Comércio local está otimista com a possibilidade de alta nas vendas em razão do pagamento da metade do 13º salário à aposentados e pensionistas do INSS

Como consequência da boa fase vivida pelas fábricas de TVs, o setor que mais contribuiu para o incremento do período foi o eletroeletrônico

Fecomércio está otimista com efeitos da antecipação no varejo da cidade (Evandro Seixas)

O governo federal autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Amazonas será injetado o montante de R$ 95 milhões para conceder o pagamento dos beneficiários do Instituto. A notícia agradou lideranças do comércio, que esperam aquecimento nas vendas por conta do aporte.

A medida foi oficializada nesta terça-feira (5), por meio do Decreto nº 8.292, publicado no Diário Oficial da União, o pagamento de 50% do abono salarial de 2014 será feito entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, variando conforme o número do cartão do beneficiado.

A segunda parcela do 13º salário será depositada no mês de novembro juntamente com o pagamento do mês.

Conforme a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) sobre o valor depositado nesta primeira parcela. O IR sobre o 13º salário é cobrado somente quando a segunda parcela é paga.

Essa é a nona vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação, a primeira foi em 2006. O abono salarial a aposentados e pensionistas foi instituído pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Comércio

De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio) José Roberto Tadros, boa parte dos beneficiados irá usar esse dinheiro para sanar suas dívidas. “A outra metade vai aproveitar para renovar os móveis da casa, reformá-la. E esse fato é muito bom, pois esse dinheiro vai circular no comércio”, declara o presidente.

O funcionário público Francisco Rocha, 63, comemora esse adicional no seu salário. Ele pretende pagar as dívidas acumuladas nesse primeiro semestre e já vai comprar a sua passagem para visitar a sua família no Maranhão em janeiro. “Usarei esse dinheiro para finalmente pagar todas as dívidas que acumulei e de quebra, ainda vou ter condições de realizar a minha tão sonhada viagem”, diz.

Quem tem direito

Têm direito à antecipação os aposentados e pensionistas do (INSS). Os que começaram a receber esse benefício em 2014 também têm direito ao 13º salário, só que proporcional.