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Atendimento VIP no mercado de luxo manauara

Conheça os serviços exclusivos que os clientes de alta renda recebem em lojas da capital amazonense. Os privilégios vão de champanhe a sessões de cinema exclusivas


Joalheria Jaqueline Chagas capricha para dar aos clientes um atendimento diferenciado em sua loja

Joalheria Jaqueline Chagas capricha para dar aos clientes um atendimento diferenciado em sua loja (Euzivaldo Queiroz)

Cafezinhos e champanhes são apenas o começo do super tratamento que os clientes do mercado de luxo de Manaus recebem e exigem na hora de comprar. DINHEIRO visitou duas lojas “classe A” da capital amazonense para conhecer mais sobre o atendimento diferenciado e o perfil de quem paga caro para ser bem atendido.

O bom atendimento da joalheria Jaqueline Chagas é percebido logo na entrada. A equipe de reportagem foi recebida com um cappuccino e um bolo de rolo, servidos em uma reluzente bandeja de prata. “Quando alguém entra aqui, todas as atenções se voltam para essa pessoa, ela precisa se sentir querida”, explica a dona da loja, a empresária Jaqueline Chagas.

Maquiada, bem vestida e muito elegante (bem como todas as oito funcionárias), Jaqueline explicou com detalhes como é criado o universo envolvente e glamouroso da joalheria. “Nos preocupamos com todas as pequenas coisas, porque nossos clientes são muito exigentes, além de possuírem certo conhecimento sobre joias, então precisamos entender muito sobre o produto e receber sempre muito bem a todos. Da unha bem feita ao conhecimento na hora de classificar os quilates da peça, tudo é essencial”, enfatiza.

Para trabalhar na joalheria, além de experiência e conhecimento na área, é preciso ainda ter o perfil correto para lidar com pessoas apaixonadas por joias e com poder aquisitivo suficiente para comprá-las. “Procuro pessoas com a mesma ‘vibe’ que eu, porque nós não podemos nos limitar a vender bem, precisamos conquistar os clientes e trabalhar em sintonia. Não é fácil trabalhar com clientes do mercado de luxo. É preciso estar atento a tudo, ter noção de etiqueta, estar sempre bem arrumado e até usar a quantidade de perfume correta, porque eles são muito criteriosos”.

Exclusividade

Além de profissionais altamente capacitados, cafezinho e champanhe, os clientes “classe A” também procuram atenção e serviços exclusivos. “Todo mundo gosta de carinho, então sempre preparamos algo especial para fazer o cliente se sentir querido, porque aqui nós os tratamos como família. Em datas comemorativas, aniversários, nós sempre mandamos presentes ou organizamos alguma confraternização, já fechei até uma sala de cinema para nossas clientes para uma sessão exclusiva. Existem momentos também que precisamos até ser meio psicólogas, porque algumas clientes chegam aqui só para conversar”, conta.

Outro serviço essencial para os clientes de luxo é a solução rápida de problemas, afinal, tempo é dinheiro. Pensando nisso, a Brooksfield do Manauara Shopping mantêm três alfaiates exclusivos a serviço dos clientes na loja, que alinham os ternos na hora. “Se eles compram uma calça, já saem daqui com a bainha feita”, afirma o supervisor regional da loja, Lucas Mantovani.


“Nossos clientes são pessoas viajadas, que conhecem marcas de fora, tecidos de qualidade e podem pagar por ternos mais elaborados. Quando eles entram na loja, recebem atendimento exclusivo de um atendente, sempre acompanhado por um gerente ou um subgerente, que orienta as melhores marcações e caimentos”, explica.

Os ternos vendidos na loja são de nomes mundialmente conhecidas - como Ermenegildo Zegna, Marzotto, Dormeuil, F. Lli Cerruti e Taylor and Stewart – e variam entre R$ 999,90 a R$ 12 mil (neste caso, ternos feitos sob medida). “A maioria dos nossos clientes é empresário ou do setor judiciário. Essas pessoas utilizam muito esse tipo de roupa e exigem mais qualidade. Depois de usar um terno com lã fria natural, dificilmente a pessoa usa tecidos sintéticos novamente. É muito mais macio, além de ficar alinhado por muito mais tempo. Tem um custo benefício muito bom”.

Na hora de comprarApós receber todo esse atendimento, como os clientes de luxo compram? Na joalheria Jaqueline Chagas, existem dois perfis: “Paixão a primeira vista” e “namoro de vida inteira”. “Algumas batem o olho e já compram a peça, outras ficam namorando muito tempo, meses, e, quando finalmente decidem, a peça já foi vendida e bate aquele arrependimento. Mas é algo bem dividido, porque algumas peças custam o preço de um carro, então é algo que precisa ser pensado. Nem todo mundo pode comprar um carro todos os meses”, conta Jaqueline.

Já na Brooksfield, a decisão é mais fácil. “As pessoas geralmente entram na loja porque estão precisando da peça ou porque querem presentear. Curiosamente, a maioria das nossas clientes são mulheres. Elas chegam aqui e compram os ternos para os maridos, filhos e pais, porque possuem mais paciência para escolher. Depois, alguns voltam para trocar e acabam levando mais um”, brinca Mantovani, “Muitos dos nossos clientes entram para levar mais de uma peça porque usam esse tipo de roupa no trabalho”, completa.