Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Brasil fecha primeiro trimestre com mais de 145 milhões de acessos em banda larga

Banda larga 4G completa um ano do lançamento oficial com 2 milhões de acessos e tecnologia já está disponível em 99 municípios

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2014 com 145,6 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 51% frente ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses, 49,2 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em março a 123,1 milhões de conexões, com 63% de crescimento em relação a março de 2013. Na banda larga móvel, 107,5 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Na banda larga fixa, os acessos somaram 22,5 milhões em março. Desse total, 1,6 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 7,4% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.< /o:p>

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 315 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.648  municípios, onde moram 91% dos brasileiros.

A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, está completando neste mês um ano de seu lançamento oficial e já conta com 2 milhões de acessos. O 4G já chega a 99 cidades, que concentram 36% da população brasileira, superando em muito a meta de cobertura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial, o uso da banda larga móvel no Brasil também tem ampliado significativamente. Nos últimos dois anos, o percentual de acessos aos serviços de banda larga móvel em relação à população subiu de 6,3% para 33,7%. O estudo The Global Information Tecnology Report revelou também que o preço da banda larga fixa no Brasil é de US$ 15,77, o que coloca o País, no 14º entre os mais baratos, de um total de 148 países.