Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Candidatos que participaram do Enem podem solicitar certificado de conclusão do ensino médio

Secretaria de Educação do Amazonas orienta que nota do exame também pode ser usada para obter certificado de conclusão do curso

Desde o ano de 2009, os candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar a nota individual no exame nacional para solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio, mesmo não tendo o concluído. No Amazonas, o serviço é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Mesmo não sendo de conhecimento de todos, o serviço é garantido à população por lei federal e sua aplicação foi reafirmada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União do dia 18 de maio de 2011. Para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio com a nota do Enem é necessário que o interessado tenha no mínimo 18 anos, completos no dia 22 de outubro de 2011 (data da aplicação do último Enem), e ter obtido a média mínima de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento, além de ter obtido média mínima de 500 pontos na prova da redação. Para conhecer a sua nota individual no exame, basta o participante acessar o site www.inep.gov.br.

Com esses pré-requisitos, o interessado pode se dirigir à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na avenida Waldemiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2 e solicitar a emissão do certificado, que é expedido em 48h após a solicitação do requerente.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Programas e Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, o serviço visa atender, sobretudo, àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade correta. “Esse é um direito assegurado pelo Governo Federal”, informou o diretor.