Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Consulta do IPVA 2014 já está disponível na internet

A Sefaz divulgou que a consulta pode ser feita no site da instituição, individualmente, por veículo, através do número Renavam

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já disponibiliza na internet, (www.sefaz.am.gov.br) a consulta para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2014.

A consulta pode ser feita, individualmente, por veículo. Neste caso, o interessado deve inserir o número Renavam, contido no CRV (Certificado de Registro de Veículo e Documento Único.

Uma tabela apresentará as várias opções para pagamento disponibilizadas pela Sefaz. O proprietário de veículo com placa de final 1 poderá optar pela quitação em parcela única no final de janeiro com 10% de desconto. Se pagar em cota única no final de fevereiro terá 5% de redução. O pagamento em única parcela no final de março será recolhido integralmente, sem o direito a qualquer tipo de benefício.

Existe também a possibilidade de liquidar a dívida em três parcelas. A primeira terá redução de 10%, a segunda, de 5% e a terceira com o valor real.

Os veículos com placa final 1 podem trafegar sem qualquer restrição até o final do prazo de recolhimento. No entanto, o licenciamento só é executado pelo Detran a partir do momento em que todo o débito é sanado.

O sistema da Secretaria também apresenta a possibilidade de realizar a consulta por ano e modelo de veículo. Se uma pessoa estiver interessada em adquirir um carro usado, ela terá acesso a base de cálculo estipulada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que desde o ano passado, por meio de contrato, está realizando pesquisa no mercado amazonense para determinar o valor médio dos usados. 

Cálculo

O Estado do Amazonas atualmente conta apenas com duas alíquotas: 2% para os veículos automotores com até 1.000 cilindradas e 3% para automóveis que tiverem cilindradas superiores.

Os veículos usados irão pagar menos impostos em 2014. As reduções variam de 1,58% a 3,52%.

Arrecadação

Em 2013, o IPVA gerou receita aproximada de R$ 233,518 milhões com entrada de, aproximadamente, 40 mil carros zero quilômetro na base de dados do Detran Amazonas. Para 2014, a previsão é que R$ 263 milhões.

*Com informações da assessoria