Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Contribuintes afetados pela falha no sistema da Prefeitura de Manaus não pagarão juros

Pessoas que não conseguiram quitar tributos municipais vencidos nos dias 12 e 13 de agosto não precisarão pagar acréscimos

Sem poder oferecer serviços, sede do Manaus Fácil esteve praticamente vazia

Sem poder oferecer serviços, sede do Manaus Fácil esteve praticamente vazia (Euzivaldo Queiroz)

Nas últimas 48 horas, em torno de 1,6 mil contribuintes que precisaram fazer uso dos serviços da Prefeitura de Manaus, tanto na sede do Manaus Fácil, na Avenida Japurá, no Centro da cidade, quanto nos guichês de autoatendimento e no portal da prefeitura foram impedidos de proceder com as operações por uma falha no sistema de informática.

O atendimento online, a emissão de guias de pagamento e de notas fiscais estiveram entre os serviços mais comprometidos, impossibilitando os contribuintes de realizar, entre outras ações, o pagamento de tributos municipais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), na manhã de terça-feira, 12, um problema elétrico afetou o núcleo de controle de rede do órgão, inviabilizando o acesso ao sistema para a população.

A auxiliar administrativa, Isabel Fernandes, 50, foi uma das afetadas pela paralisação do sistema. Ela contou que ontem demorou quase quatro horas para realizar a emissão de notas fiscais. “O sistema saiu do ar várias vezes e em todas elas eu tinha que iniciar o procedimento do zero. Consegui fazer o serviço, mas me atrasou bastante”, comentou.

Anistia

O titular da subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) da Semef, Eudo Assis, informou que os técnicos já diagnosticaram o problema e identificaram os equipamentos que precisam ser substituídos.

Segundo ele, a expectativa é de que, a partir de hoje, todo o sistema esteja funcionando. “Os contribuintes que enfrentaram problemas quanto ao pagamento dos tributos com vencimento nessas datas (12 e 13 de agosto) terão anistiadas suas multas e juros”, garantiu.

Ainda conforme Assis, o pagamento da parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) que vence hoje, não será comprometido. “A maior parte da população já recebeu o carnê para pagar o tributo. E os que optarem pela impressão da guia na internet já encontrarão o site reativado”, acrescentou.