Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Centro de treinamento do Detran-AM será revitalizado e usará novo sistema para exames, em Manaus

O atual espaço para treinamento dos condutores, no bairro Santa Etelvina, será transformado na "Cidade do Trânsito", e por isso cada auto-escola deverá disponibilizar um local próprio para treinamento dos alunos

leonel

O presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, anunciou as mudanças nesta segunda-feira (23) (Lucas Silva)

A partir de fevereiro todas as auto-escolas que usam o prédio e as dependências do Complexo de Treinamento de Direção Veicular (CTDV) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, terão que sair dele.

Elas terão que disponibilizar um centro de treinamento próprio, a exemplo do que ocorre com outras cidades. A medida ocorre porque o CTDV será transformado na “Cidade do Trânsito”, projeto apresentado nesta segunda-feira (23) pelo Detran-AM para o sistema de exame de direção e de atendimento a população.

A obra está orçada em R$ 4 milhões e deve começar no final de fevereiro numa área total de 50 mil metros quadrados. O prazo de entrega é de seis meses. A construção começará pela parte de trás do complexo para que a atual área de exame continue funcionando até a conclusão do novo percurso.

Os exames práticos de direção para tirar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) não serão mais realizados em via pública. Tudo ocorrerá dentro da Cidade do Trânsito numa pista que terá vários obstáculos simulando a direção nas ruas de Manaus. O percurso ficará mais exigente, tanto para carro e ônibus, quanto para motocicletas, uma vez que, terá aclive e declive, faixa de pedestre, lombadas, além dos que existe atualmente, tais como, garagem e baliza.

Serão construídos dois prédios que concentrarão os mesmos serviços oferecidos na sede do Detran-AM, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, na Zona Centro-Sul, além de dois auditórios. A medida é para atender os condutores das Zonas Norte e Leste e evitar que transtornos do deslocamento para a sede do órgão na avenida Mario Ypiranga Monteiro.

O método de exame realizado atualmente será completamente reformulado. O aluno, que no modelo atual faz o exame de direção acompanhado de examinador do Detran-AM, em carro de auto-escola, fará a prova sozinho num veiculo do  órgão, que terá câmeras interna e externamente e tudo será filmado, além de fotografado para ser servir de prova em caso de contestação.

O percurso terá dez etapas com um examinador em cada uma delas. Eles acompanharão o candidato por tablets que receberão a imagem das câmeras do carro na etapa que estão monitorando. No momento que o candidato entrar no veículo, fará a identificação biométrica (digital) num sistema integrado. Ao final do exame, o candidato receberá o resultado imediato com os pontos obtidos e perdidos, numa ficha impressa com os dados dele, foto e filiação. No caso de aprovação a CNH que é emitida depois de 24 horas serão fornecidas em 30 minutos.

Mudanças em 2014

A atual sede do Detran-AM no bairro Parque Dez será reformada e o número de servidores será duplicado em 2014. Um anexo do Detran-AM será inaugurado no Amazonas Shopping para descentralizar os serviços do órgão. Ele será o único que funcionará em horário diferenciado das 10h às 22h, inclusive sábados, domingos e feriados.

O parqueamento de veículos na sede do Detran-AM será extinto. Em fevereiro entra em operação o novo parqueamento ,no Distrito Industrial, Zona Sul. Os carros usados no exame de direção das auto-escolas serão substituídos por carros do Detran-AM. O aluno fará o exame sozinho no veículo e em caso de emergência o sistema que estará sendo acompanhado pelo examinador travará o carro.

No caso de aprovação, a CNH que é emitida depois de dois dias serão fornecidas em 30 minutos. A nova tecnologia existe no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.