Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Eleições 2014: candidatos ao governo gastam a sola do sapato em busca de votos

Caminhadas, panfletagens e visitas aos pontos de maior concentração popular compõem a agenda dos candidatos nos primeiros 20 dias de campanha

Corre-corre: Eduardo Braga e Rebecca Garcia, José Melo e Henrique Oliveira literalmente suam a camisa para conquistar votos, em Manaus e no interior

Corre-corre: Eduardo Braga e Rebecca Garcia, José Melo e Henrique Oliveira literalmente suam a camisa para conquistar votos, em Manaus e no interior (Divulgação/Facebook dos candidatos)

A 24 dias do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e 20 dias depois do início da campanha, os candidatos intensificam o corpo a corpo com os eleitores em caminhadas, planfetagens e bandeiradas, gastando sola de sapato para conquistar votos.

Nas duas primeiras semanas da corrida eleitoral no Amazonas, o foco da maioria dos candidatos ao governo foi a capital, que concentra 55% do eleitorado do Estado. Ganharam as ruas do Centro e de bairros de maior densidade eleitoral os candidatos a governador Eduardo Braga (PMDB), José Melo (Pros), Marcelo Ramos (PSB), Chico Preto (PMN) e Abel Alves (PMN).

Braga, Melo e Marcelo Ramos também cumprem, sistematicamente, agenda nos municípios do interior do Estado. A receita do marketing político é a mesma da capital. Passeata pelas ruas centrais das sedes das cidades e até de comunidades ribeirinhas com direito a afagos em eleitores e eleitoras.

No dia 12 deste mês, por exemplo, Braga fez uma caminhada no Centro. Esse foi o primeiro ato público da coligação “Renovação e Experiência”. Na quinta-feira, Eduardo Braga visitou a comunidade Belém do Solimões, em Tabatinga, onde caminhou com a população.

Também no último dia 12, iniciou a arrancada de Marcelo Ramos com uma distribuição de adesivos da campanha no “passeio do Mindu, na Zona Centro-Sul. Dia 16, Ramos esteve em Parintins, município onde nasceu. No dia 19, Ramos voltou panfletar no conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul.

Já o comício que deu largada à coligação “Fazendo Mais pelo Amazonas” de José Melo foi realizado há uma semana no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. À noite do mesmo dia, Melo foi recepcionado por correligionários e populares em Parintins. No dia seguinte, José Melo visitou o centro comercial do bairro Multirão, na Zona Norte de Manaus. Na quarta-feira, o candidato à reeleição fez corpo a corpo com os eleitores no bairro Compensa, na Zona Oeste da capital. Na tarde de ontem, Melo fez caminhada no Coroado, Zona Leste.

No dia 21, Chico Preto reuniu com eleitores no bairro Monte das Oliveiras (Igarapé do Passarinho), na Zona Norte de Manaus, para discutir as suas propostas do plano de governo. Ontem, Chico Preto fez panfletagem no Eldorado, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste.

Abel Alves e aliados do Psol fizeram, ontem, o lançamento da campanha com um “bandeiraço” em frente à sede do partido na avenida Constatino Nery, no São Geraldo. Os candidatos Herbert Amazonas (PSTU) e Luiz Navarro (PCB) não tiveram agenda externa no período.

Braga e Melo travam guerra de bastidores

Passado o período de formalização das alianças, continua intensa a mobilização de bastidores para ampliar a base de apoio dos dois principais candidatos ao governo do Estado, o governador José Melo e o senador Eduardo Braga.

Durante a semana, Braga trouxe para seu time o prefeito de Manacapuru, município com o terceiro maior eleitorado do interior do Estado, Jaziel Nunes de Alencar (PSC). O prefeito, até então, marchava na campanha de Melo. A maior parte dos vereadores do município também embarcaram nas trincheiras do senador.

Em Parintins, maior colégio eleitoral do interior, o prefeito Alexandre da Carbrás, do PSD, partido que apoia Melo, ameaça cruzar os braços na campanha.