Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Estudante do Amazonas coleciona medalhas em eventos científicos pelo Brasil

O aluno José Otávio Vidal, da Fundação Nokia, já conquistou 13 prêmios em dois anos e meio de ensino médio. Meta do rapaz agora é ganhar o bicampeonato da Olimpíada Brasileira de Física

José Otávio já venceu várias olimpíadas de conhecimento pelo País.

José Otávio já venceu várias olimpíadas de conhecimento pelo País. (Divulgação/Fundação Nokia)

Verdadeira fera nos estudos, o aluno José Otávio Vidal de Oliveira, de 17 anos, acumula uma bela coleção de medalhas e menções honrosas conquistadas em olimpíadas de conhecimento pelo País. Entre outros desafios, o estudante prestará vestibular para os tradicionais e concorridos Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo, e do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.

A mais nova aquisição na coleção de José Otávio foi a medalha de bronze ganha na Olimpíada Norte e Nordeste de Química, que será entregue em novembro, em Fortaleza. O estudante do ensino médio já foi premiado em competições envolvendo questões de Física, Química, Informática, Matemática e Robótica. Assim como Astronomia e Astronáutica, matérias no qual conquistou o ouro na olimpíada de conhecimento da área, no ano passado.

O aluno, que cursa o 3º ano do curso de Mecatrônica e viaja com o apoio da Fundação Nokia para disputar os eventos, comentou o seu engrandecimento na área científica e pessoal. “Além de aumentarem meu conhecimento em certas áreas, essas olimpíadas permitiram que eu conhecesse muitas pessoas em várias partes do país e isso me fez crescer como pessoa nesses três anos”, disse Otávio.

Atual campeão da Olimpíada Brasileira de Física, quando superou alunos de todo o Brasil, José Otávio vai defender seu título e tentar trazer mais um ouro pra sua coleção. “Esse foi um dos eventos que mais me marcou e gostaria muito de repetir o feito”, comentou o estudante, que em 2012 já havia conquistado o bronze no evento.

Mesmo nas horas de lazer, o medalhista da Fundação Nokia não deixa os estudos de lado. Seu passatempo predileto é ouvir música jogando 2.048 (um jogo de raciocínio), que segundo o próprio rapaz, é “viciante”. José Otávio também afirmou que dependendo do dia, ele passa duas a três horas estudando, e quando está cansado, resolve não fazer nada.

O estudante que tem a Física como matéria preferida, deu umas dicas para quem, assim como ele, pretende seguir bem nos estudos. “Sempre vai ter uma coisa que vai te interessar. Alguma matéria que você vai querer pesquisar. Pode ser Física, Química ou outro assunto qualquer. O interessante é buscar o que lhe dá mais vontade de estudar, sempre vai haver alguma coisa que lhe interesse”, explicou Otávio.

Relação das medalhas de José Otávio:

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): Ouro (2013) e Bronze (2012)

Olimpíada Amazonense de Química: Prata (2013) e Bronze (2012)

Olimpíada Norte-Nordeste de Química: Bronze (2014) e Menção Honrosa (2013)

Olimpíada Brasileira de Informática: Bronze (2012)

Olimpíada Amazonense de Física: Ouro (2013) - Participação em equipe com os alunos Cícero Miguel e Gabriel Lucas (3º AM)

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: Ouro (2013)

Olimpíada Brasileira de Química: Menção Honrosa (2013)

Olimpíada Brasileira de Robótica: Ouro (2013 - Modalidade Teórica Estadual) e Ouro (2013 - Modalidade Prática em equipe com os alunos Cícero Miguel e Gabriel Lucas)

Olimpíada Canguru de Matemática Brasil: Prata (2014)