Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

FCecon realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

Iniciativa acontece nesta terça (8) em dois pontos: um em frente à loja Comep, na Djalma Batista, e outro na Feira da Manaus Moderna, Centro

Expectativa é atingir cerca de três mil pessoas durante a atividade

Expectativa é atingir cerca de três mil pessoas durante a atividade (Antonio Lima)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza, nesta terça-feira (8), uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que ocorre na mesma data. A expectativa é atingir cerca de três mil pessoas durante a atividade, levando informação e conscientização sobre importância da prevenção.

Equipes do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da instituição estarão em dois pontos da cidade, entre 8h e 10h30, distribuindo material educativo à população, de modo a orientá-la acerca dos fatores de risco do câncer e as formas de prevenção da doença, que deve atingir, este ano, no Amazonas, cerca de 4,8 mil pessoas.

O primeiro grupo estará situado no cruzamento da avenida Djalma Batista com rua Pará, em frente à loja Comep. O segundo, abordará a clientela da Feira da Manaus Moderna, localizada na área central da capital. A ação deverá se estender até a Feira da Banana, na mesma região.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, embora a prevenção tenha se tornado um tema em evidência nos últimos anos, é importante lembrar a população que o câncer, quando não hereditário, pode ser evitado ao máximo, a partir da adoção de práticas saudáveis ao longo da vida.

Prevenção

Ele cita como exemplo a realização de exercícios físicos de forma periódica, a adoção de uma dieta saudável, rica em fibras e alimentos naturais, evitando-se alimentos processados ou industrializados em geral e bebidas alcoolicas em excesso e, aliado a esta lista, a realização dos exames preventivos periódicos, com destaque para o Papanicolau e a mamografia - no caso das mulheres que já iniciaram a vida sexual e que já têm mais de 40 anos, respectivamente -, e o exame do toque retal para os homens com idade acima de 45 anos.

Médico pneumologista, Andrade alerta, ainda, para a necessidade de se evitar ao máximo o tabagismo, uma vez que o cigarro, associado ao sedentarismo e à obesidade, é um dos principais fatores de risco do câncer, e está associado aos mais diversos tipos da doença, não apenas ao câncer de pulmão. "Uma pessoa que fuma tem três vezes mais chances de ter um câncer de pulmão no futuro, se comparada a um não fumante", destaca.

*Com informações da assessoria