Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

FCecon lança edital para seleção de bolsistas do Paic 2014/2015

Bolsas de iniciação científica são destinadas a estudantes de ciências da saúde para desenvolverem pesquisas na área de oncologia

Estudantes podem desenvolver pesquisas na área da oncologia na FCecon

Estudantes podem desenvolver pesquisas na área da oncologia na FCecon (Divulgação/ Assessoria)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), lançou, nesta terça-feira (1º), o edital para o processo seletivo de bolsistas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica 2.014 / 2.015 (Paic-FCecon), cujas inscrições seguem até o dia 31 de maio.

Serão ofertadas 40 vagas para acadêmicos das mais diversas áreas, interessados em desenvolverem pesquisas na área da oncologia na instituição, que hoje é considerada referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

O Paic-FCecon recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e o edital com as informações a respeito da seleção está disponível no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br). As inscrições podem ser feitas na secretaria da Diretoria de Ensino e Pesquisa, localizada no terceiro andar do prédio do hospital – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Além de CPF e RG, o estudante deverá ter em mãos uma série de documentos. A lista também está disponível no edital.

Ao ingressarem no programa, os acadêmicos contemplados terão um ano para desenvolverem as pesquisas, passando por uma avaliação parcial após seis meses e a final no último mês da pesquisa. As avaliações serão feitas por doutores convidados, que deverão compor a banca de no mínimo três e no máximo cinco membros, conforme o edital.

Bolsas

Atualmente, participam do Paic, edição 2013/2014, 39 bolsistas, com trabalhos científicos relacionadas às especialidades de urologia, odontologia, ginecologia, imagenologia, mastologia, dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia, hepatologia, e até nas áreas do direito, farmácia e bioquímica, enfermagem e fisioterapia, estão sendo desenvolvidos na Fundação Cecon, por alunos de diversas instituições de ensino superior da capital.

Entre as abordagens, estão, análises de perfis epidemiológicos em serviços específicos da instituição, eficácia e benefícios de certos tratamentos, além da evolução tecnológica que resultou em melhorias na área cirúrgica, reduzindo riscos e melhorando a assistência aos pacientes.

Além de despertar a vocação científica dos colaboradores da FCecon e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, o Paic tem por objetivo qualificar agentes humanos para atividades de pesquisa, estimular o envolvimento dos colaboradores nesse tipo de atividade, fortalecer os grupos de pesquisa da instituição e, sobretudo, melhorar a assistência ao paciente oncológico a partir dos resultados das pesquisas.

*Com informações da assessoria