Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Manacapuru (AM) recebe segurança reforçada para o 18º Festival de Cirandas

A edição deste ano da festa, considerada um dos maiores eventos culturais do estado, acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Parque do Ingá, o “Cirandódromo”

Festival de cirandas acontece de 29 a 31 de agosto

Festival de cirandas acontece de 29 a 31 de agosto (Divulgação)

Com um contingente de 700 servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e das secretarias estaduais e municipais, inicia-se nesta quinta-feira (27) a Operação Festival de Cirandas de Manacapuru. O efetivo será responsável por manter a segurança nos três dias da 18ª edição do festival.

A Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) coordena a operação com o apoio da Polícia Militar, Detran-AM e do Corpo de Bombeiros e outros órgãos complementam o efetivo.

De acordo com o diretor da Ben Marketing, empresa responsável por operacionalizar o Festival, Roberto Peggy, a estrutura montada no Parque do Ingá não deixa a desejar para nenhum festival folclórico do Estado. “O protocolo de segurança é o mesmo aplicado na Copa do Mundo, nos jogos da Arena da Amazônia. Todo o legado da Copa, direcionado para a infraestrutura da segurança, ficou como legado para a SSP e agora o Governo do Estado está aplicando esses recursos também em Festivais com o de Manacapuru, Parintins, como o Fecani (Itacoatiara)", disse.

De acordo com o titular da SSP, coronel Paulo Roberto Vital, o esquema de segurança para o Festival de Manacapuru segue os mesmos moldes do evento realizado em Parintins. “O festival está inserido no nosso calendário, esta sendo tratado tudo que se tem em um grande evento. O gabinete de gestão, integrado com o os Grandes Eventos (Seasge) elaboraram o planejamento em parceria com os cirandeiros e todas as medidas foram tomadas”, esclareceu Vital.

Dentre as ações que serão tomadas pelo Detran estão a instalação de barreiras e abordagens a partir da ponte Rio Negro, passando pelos principais balneários ao longo da rodovia AM-070. O Corpo de Bombeiros levará 57 homens que se dividirão em dois pontos de socorro, também na rodovia AM-070 e no Parque do Ingá, com um helicóptero de prontidão para qualquer eventualidade. O Centro Integrado de Operações (Ciops) vai instalar dez câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. 

Menores da rua

A juíza titular da 2ª Vara Cível e Criminal e da Infância e da Juventude de Manacapuru, Patrícia Macêdo de Campos, estabeleceu que os menores de 12 anos de idade só podem ficar nas dependências do Parque do Ingá acompanhados dos pais ou responsáveis e que adolescentes até 18 incompletos só poderão ficar nas dependências do Parque do Ingá, mesmo desacompanhados, até às 0h.