Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fundação Alfredo da Matta abre inscrições para estudantes em programa de iniciação científica

As bolsas serão para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação reconhecido pelo MEC, no Estado do Amazonas, em área relacionada ao projeto ao qual pretende se vincular

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), selecionará bolsistas, projetos e orientadores para o Programa de Apoio a Iniciação Científica – Paic/Fuam 2014-2015, onde serão oferecidas 15 bolsas de iniciação científica, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por um período de 12 meses.

As bolsas serão para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação reconhecido pelo MEC, no Estado do Amazonas, em área relacionada ao projeto ao qual pretende se vincular. As inscrições para concorrer às bolsas poderão ser feitas de 14 de julho a 15 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Departamento de Ensino e Pesquisa, na sede da instituição, na avenida Codajás, 24, Cachoeirinha, Zona Sul.

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem apresentar a documentação exigida no item 4.2 do Edital 007/2014 – Paic/Fuam, disponível no site do órgão, na sessão Comunicação/Downloads (http://www.fuam.am.gov.br/downloads/). O resultado das seleções está previsto para ser divulgado no dia 27 de agosto, no site da Fundação.

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Carlos Chirano, para os candidatos é necessário, além da documentação exigida em Edital, apresentar duas cópias impressas do Projeto de Pesquisa, acompanhadas de uma cópia digital, salva em CD. O modelo do Projeto de Pesquisa também está disponível no site da Fuam, em Downloads.

O bolsista deverá dedicar 20 horas semanais às atividades de pesquisa, não possuir vínculo empregatício nem ser beneficiário de bolsa concedida por qualquer instituição de fomento, ter cursado o 1º período de seu curso e não estar estudando nos dois últimos períodos na data de ingresso no Paic/Fuam; além de ter bom desempenho acadêmico.

O candidato também precisa possuir currículo na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) e cadastro atualizado no Banco de pesquisadores da Fapeam (http://sig.fapeam.am.gov.br).

Projetos

O candidato a bolsista também precisa inscrever projeto de pesquisa que apresente viabilidade técnica e econômica e que tenha mérito técnico-científico; critérios julgados pela comissão institucional do Paic/Fuam. Caso a pesquisa envolva seres humanos, o projeto precisa ter sido submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fuam.

Orientadores

Os interessados em atuar como orientadores de projetos de pesquisa precisam ser funcionários do quadro efetivo ou suplementar da Fundação Alfredo da Matta e estar desenvolvendo atividade de pesquisa na instituição.

Os pesquisadores que não pertencerem ao quadro, mas que possuírem bolsa vinculada à Fuam como orientador também podem concorrer, desde que o período de permanência na instituição seja igual ou superior ao da vigência da bolsa.

O candidato deve ter título de mestre ou doutor, experiência na atividade, além de ter coordenado ou ter participação efetiva em projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fuam.

Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) foi implantado na Fuam com o apoio do Governo do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). O convênio entre as instituições prevê a concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes por um período de 12 meses.

Os principais objetivos do Programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da Fuam; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a Fuam e instituições de Ensino Superior do Amazonas.