Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fundação Nokia e Fucapi abrem novas turmas do Pró-Engenharias

Programa do Governo do Estado estimular estudantes do Ensino Médio, oriundos de escolas públicas estaduais da cidade de Manaus, a seguirem carreiras na área de Exatas

Alunos que participam do Pró-Engenharias recebem um ensino médio diferenciado, com foco na formação científica e pedagógica

Alunos que participam do Pró-Engenharias recebem um ensino médio diferenciado, com foco na formação científica e pedagógica (Reprodução/ Internet)

Mais 80 vagas na Fundação Nokia de Ensino e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) serão oferecidas para estudantes do ensino médio que desejam participar do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias).

O programa é do Governo do Estado, viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em ação articulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).

O Acordo de Cooperação Técnico-Científica foi assinado na terça-feira (22), na SECTI-AM, com a participaram da diretora-presidente da Fapeam,Maria Olívia Simão; a diretora de Ensino e Pesquisa da Nokia, Ana Rita Arruda; o diretor de Educação da Fucapi, Niomar Pimenta, e o secretário de Estado de CT&I, Odenildo Sena.

As atividades referentes ao Pró-Engenharias têm início neste mês e terminam em março de 2017.

O que é o programa

O Pró-Engenharias, que incentiva alunos da rede estadual de ensino a seguirem carreira na área de tecnologia, já é considerado um sucesso. Este ano, 70% dos estudantes que fizeram parte das turmas anteriores, encerradas em dezembro de 2013, foram aprovados em processos seletivos para cursos de graduação, principalmente na área de Exatas, para universidades públicas no Amazonas.

A iniciativa foi concebida com o intuito de enfrentar os gargalos na formação de recursos humanos em áreas de importância no Estado e no País, como é o caso das Engenharias e Tecnologia da Informação. O principal objetivo do programa é estimular estudantes do Ensino Médio, oriundos de escolas públicas estaduais da cidade de Manaus, a seguirem carreira nesses segmentos.

Ao participar do Pró-Engenharias, os estudantes passam a receber orientação técnica, científica e pedagógica, de forma experimental, para avançar nos estudos. Para esse trabalho são selecionados coordenadores, professores e tutores que vão acompanhar os alunos em atividades programadas.

Na edição anterior foram selecionados 80 estudantes. O programa contou também com a cooperação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).