Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

José Melo anuncia construção do Hospital do Sangue durante evento no Hemoam

Declaração foi feita durante a inauguração de três novos laboratórios de hemoterapia, que devem elevar os trabalhos de pesquisa e tratamento de pacientes pela instituição; já o Hospital tem a missão de melhorar os serviços de coleta e transfusões

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue será um dos mais modernos e bem estruturados do país

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue será um dos mais modernos e bem estruturados do país (Antônio Menezes/Arquivo AC)

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, inaugurou nesta quinta-feira, 20 de março, três novos laboratórios que irão elevar o nível de excelência do serviço de Hemoterapia da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Na mesma ocasião, José Melo lançou a pedra fundamental do Hospital do Sangue do Amazonas, que terá aporte de R$ 70 milhões na construção e compra de equipamentos.

A partir do funcionamento dos novos laboratórios – de Bacteriologia, de Genômica e o de Teste de Ácidos Nucleicos (NAT) – o tratamento e a pesquisa das doenças do sangue realizadas pelo Hemoam avançam ao patamar de excelência, conforme avaliou o governador em exercício.

 “Esses laboratórios empregam tecnologia de ponta, o que vai possibilitar diagnósticos mais precisos sem que o exame do paciente tenha que ser feito em outro Estado e, com um resultado mais rápido, o paciente também terá o início do tratamento imediato elevando suas chances de cura de um câncer ou uma hepatite”, destacou José Melo.

A instalação dos laboratórios contou com financiamento do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e do Governo Federal, que também financiou parte da verba para a construção do Hospital do Sangue, que será instalado até o final de 2015 no espaço do antigo Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, na avenida Constantino Nery, bairro da Chapada, zona centro-sul.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue será um dos mais modernos e bem estruturados do país, sendo responsável pela coleta e distribuição de sangue para toda rede de saúde da capital, interior e atendendo também as demandas de Estados vizinhos.

Segundo informações do diretor-presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, o projeto do Hospital do Sangue tem a seguinte estrutura: 140 leitos adulto e pediátrico e 16 leitos de UTI adulto e pediátrico, perfazendo 156 leitos hospitalares. A estrutura terá ainda um ambulatório com 38 consultórios, Hospital-dia, pronto-atendimento, centro cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, salas para tratamentos especializados, radioterapia, quimioterapia, entre outras dependências.

Prioridade

Durante o descerramento das placas de inauguração do laboratório e pedra fundamental do Hospital do Sangue, o governador em exercício, José Melo, disse que a saúde é uma das prioridades do Governo do Estado que, segundo ele, tem aplicado na área cerca de 20% do total de recursos arrecadados em impostos e transferências, bem acima do mínimo previsto na Constituição Federal, que é de 12%. “Nós entendemos que saúde é um eixo importante para o bem-estar da população, por isso temos diversas obras prontas e em construção sempre pensando na manutenção e no atendimento da demanda por este serviço, que é sempre crescente”, disse Melo.

* Com informações da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom).