Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Aula inaugural marca início do 2º semestre letivo na UEA

Semestre conta com 2.634 novos acadêmicos. Aula inaugural foi transmitida para 23 municípios do Amazonas

A aula inaugural do segundo semestre de 2014 foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) pelo reitor da UEA, Cleinaldo Costa

A aula inaugural do segundo semestre de 2014 foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) pelo reitor da UEA, Cleinaldo Costa (UEA/DIVULGAÇÃO)

A partir desta segunda-feira (18), Meicy Straus, de 18 anos, começa a realizar um sonho: cursar Medicina. Ela faz parte do total de 2.634 acadêmicos de 95 cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que iniciam o 1º período neste segundo semestre. Nascida no município de Maués, a 356 quilômetros de Manaus, ela conta que o sonho de ser médica nasceu ao perceber a carência de profissionais de saúde no seu município.

 “Meu objetivo depois de formada é poder contribuir com o Amazonas, principalmente com os municípios do interior do Estado, que são carentes em diversos aspectos, principalmente na área da saúde. Pretendo trabalhar no interior alguns anos porque sei da realidade. Entro na Universidade pensando no dia da formatura”,disse a acadêmica.

A aula inaugural do segundo semestre de 2014 foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) pelo reitor da UEA, Cleinaldo Costa. O início das atividades foi transmitido para 23 municípios, por meio do Sistema Presencial Mediado por Tecnologia (IPTV).

 Costa ressaltou que a instituição está de braços abertos para receber os calouros e quase 20 mil veteranos da instituição. “Hoje inicia uma nova jornada para cada novo acadêmico desta casa, que também será a casa de vocês nos próximos quatro, cinco anos. Desfrutem dessa universidade, façam dela a sua oportunidade profissional, mas também uma oportunidade de vida”, destacou.

 Ele lembrou ainda o esforço dos mais de dois mil professores e servidores que ajudam no desenvolvimento das atividades da UEA. “Nós somos um coletivo de pessoas se dedicando para que a Universidade seja também muito importante para a vida e o desenvolvimento do Estado do Amazonas”, ressaltou o reitor.

 O vice-reitor da UEA, Mario Augusto Bessa de Figueiredo, que também esteve presente na transmissão da aula inaugural, lembrou dos esforços que a instituição tem feito para garantir um ensino de qualidade para os universitários da UEA e também o crescimento econômico e social dos municípios do Amazonas.

“Temos procurado oferecer cursos que realmente possam incentivar o desenvolvimento dos municípios, levando em consideração a vocação de cada cidade, para que depois de formados o acadêmicos tornem-se profissionais no seu próprio município”,disse Bessa.

Recepção

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, também participou, no início da tarde, da recepção dos calouros da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), que reuniu cerca de 300 acadêmicos. Durante o encontro, Costa lembrou da importância e da responsabilidade que os profissionais de saúde devem ter pelo resto das suas vidas, além de ressaltar os benefícios do trabalho em equipe.

“Acima de qualquer outra definição, a nossa excelência está em colocar o outro em primeiro lugar. É entender que no momento em que o paciente sentar à sua frente ele será a pessoa mais importante da sua vida. O amor ao próximo é a nossa maior obrigação e para desenvolvermos nossas atividades iremos precisar do trabalho em parceria com todos os profissionais envolvidos. Nós não trabalhos isolados”, disse o reitor.

A recepção aos calouros da ESA contou com a presença dos coordenares e representantes dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Biotecnologia, Saúde Coletiva e Medicina, além do diretor da ESA, Darlissom Sousa Ferreira.

*Com informações de assessoria.