Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Conheça as vantagens e desvantagens da Moeda virtual

Entenda como ela funciona e decida se vale a pena se arriscar neste sistema que está revolucionando o mundo virtual

Maycon Serzedelo prefere arriscar e faz compras usando os bitcoins

Maycon Serzedelo prefere arriscar e faz compras usando os bitcoins (Lucas Silva)

O bitcoin é uma criptomoeda, ou simplesmente uma moeda digital que circula via internet, sem que haja intermediação de bancos ou autoridades financeiras. Suas transações são feitas a partir de códigos criptográficos para dar anonimato e segurança ao usuário. Um Bitcoin valia aproximadamente R$ 1.400, mas a cotação da moeda varia conforme a sua compra e venda, dinâmica semelhante à das ações da Bolsa de Valores.

O autônomo Maycon Serzedelo, 25, conta que o seu interesse por bitcoins surgiu após ler uma matéria. “Li uma matéria sobre um adolescente que tinha comprado bitcoins e esquecido que tinha comprado-os. Depois de 2 anos, ele soube da valorização da moeda. Com isso, ele conseguiu comprar um apartamento. Impressionado com a história, em dezembro do ano passado, fui a fundo na minha pesquisa e comecei a me informar e adquirir produtos com a moeda virtual” afirma.

As vantagens envolvidas na utilização da criptomoeda são tentadoras, entre elas, pode-se destacar: trocar reais por qualquer moeda sem incidências de impostos; agilidade nas transações, pois a aprovação não depende da anuência de uma operadora; enviar dinheiro para qualquer parte do mundo sem pagar as altas taxas cobradas pelos bancos. Mas os governos já estão reagindo à nova onda. China e Rússia proibiram negociações com a moeda virtual.

Insegurança

As suas desvantagens consistem basicamente em: diante de fraude, o usuário não tem a quem recorrer; por não ser uma moeda regulamentada, o valor do bitcoin é instável; como existe apenas no mundo virtual, as contas e carteiras virtuais são suscetíveis a hackers.

Segundo o estudante de jornalismo Leon Furtado, 19, apesar de considerar a novidade notável, ele prefere não usar a moeda por medo da alta volatilidade. “Nunca realizei nenhuma compra com bitcoins, pois, acho uma moeda bastante insegura. O índice de fraudes na Internet já é enorme e, ao fazer uma compra utilizando uma moeda virtual, é provável que este índice seja ainda maior”, comenta.

Bolsa digital

Movimentação alta No Brasil, a maior bolsa da moeda virtual, Mercado Bitcoin, movimenta o equivalente a R$ 10 milhões mensalmente.