Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Diagnóstico das obras: um novo conceito em consultoria no ramo da construção

A Quartzo Gerenciamento de Construção é uma das empresas da capital que se dedica à prevenção de problemas com o fornecimentos de laudos e vistoria


O engenheiro civil Tiago Maron criou, em parceria com Ana Carolina Gaeta, a empresa Quartzo

O engenheiro civil Tiago Maron criou, em parceria com Ana Carolina Gaeta, a empresa Quartzo (Bruno Kelly)

Problemas estruturais costumam se tornar grandes “dores de cabeça” para donos de imóveis em Manaus. Na maior parte dos casos, as brigas com as construtoras acabam virando “guerras jurídicas” que se arrastam por longos anos.

Entretanto, este cenário negativo pode ser evitado com trabalhos de engenharia de diagnóstica. Criada há dois anos, a Quartzo Gerenciamento de Construção é uma das primeiras empresas da cidade a se dedicar totalmente a prevenção de problemas e conservação de imóveis. Entre os serviços realizados estão o fornecimentos de laudos e a vistoria de recebimento de obras.

O engenheiro civil Tiago Maron e a engenheira de produção Ana Carolina Gaeta são os responsáveis pela Quartzo. No último dia 26, a empresa inaugurou seu novo escritório, localizado no Edifício Rio Negro Center, no Centro de Manaus.

Segundo Tiago, as vistorias constantes em imóveis são capazes de evitar ou até mesmo encerrar problemas longos. “É muito mais fácil corrigir algo na origem do que esperar que a coisa aconteça, pra que aí seja feito um laudo e a justiça resolva a questão. Um check out na edificação é algo como um check up que avalia a saúde em nosso corpo”, analisou.

Na visão de Ana Carolina, a falta de costume de se investir em prevenção, ainda é um dos grandes entraves em Manaus. “Infelizmente as pessoas ainda são muito desligadas da engenharia de prevenção aqui. Todo mundo só corre atrás de corrigir o problema, quando aparece uama rachadura ou um sinistro acontece. Às vezes acontecem coisas que poderiam ser facilmente evitadas. No Sudeste, já existe uma cultura e um mercado bem interessante neste sentido”, argumentou a engenheira.

Problemas comuns

Tiago alerta para a presença de um profissional em algumas situações, como na hora da vistoria de recebimento de obras em condomínios. “Quem quase sempre faz esta vistoria é um cliente ou o síndico do condomínio. Porém, às vezes a pessoa é leiga e deixa alguns detalhes passarem despercebidos na hora da entrega. Trabalhei em um caso onde a construtora fez uma casa para o gerador de energia que não comportava o gerador dentro. E encontramos uma série de casos similares”, relembrou o engenheiro.

Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao manual de uso e operação do imóvel, elemento obrigatório por parte das construtoras.

A Quartzo é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE). “Estamos sempre nos atualizando em cursos da instituição. Este é o diferencial da nossa empresa. Somos fundamentados exclusivamente na engenharia de diagnóstico. Também atuamos com suporte e acompanhamento jurídico a nossos clientes”, disse Ana.

Diagnóstico da construção

A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada.O termo patologia vem da medicina. Estado patológico, na medicina, significa estado doentio, de anormalidade, de falta de saúde. Na construção o sentido é o mesmo. O reparo da patologia, assim como o tratamento na medicina, visa recuperar as funções (ou a saúde) do edifício.

Na internet, é possível encontrar diversas páginas que ensinam os “remédios” para alguns problemas comuns em construções, como infiltrações e umidade nos imóveis. A página “Fórum da Construção” (www.forumdaconstrucao.com.br) é um destes exemplos. Vale ressaltar, porém, que as medidas disponibilizadas na internet são paliativas e não resolvem a questão de maneira definitiva. Daí a importância de se procurar empresas profissionais especializadas para dar o suporte necessário e solucionar o problema de maneira permanente.

Destaque

O preço dos serviços executados pela Quartzo varia de acordo com a demanda e o tamanho do imóvel. “As devem olhar isso como investimento em segurança. E no fim, o valor não é pesado, se for dividido para o condomínio”, disse Tiago.

Números

2 anos de atuação no mercado local, possui a Quartzo Engenharia Ltda.

A empresa pode ser contactada nos telefones 3346-6818, 9981-0503, 9347-4065 ou no email atendimento@ quartzoengenh-aria.com