Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Eleitores reclamam do 'sumiço' de políticos eleitos após campanha

No bairro da Compensa, onde funciona o maior colégio eleitoral, crítica dos eleitores é quanto ao sumiço dos ex-candidatos depois das eleições

A estudante Vanessa de Oliveira, na rua T8, que costuma ser invadida por eventos eleitorais, pede segurança pública

A estudante Vanessa de Oliveira, na rua T8, que costuma ser invadida por eventos eleitorais, pede segurança pública (Luiz Vasconcelos)

Dezenove casas e um centro comercial completam o cenário da Rua Virgílio Vargas (antiga T8), na Compensa, Zona Oeste de Manaus. A rua, de 170 metros de comprimento, é considerada estratégica durante as eleições e é um dos locais de desejo dos candidatos durante o período eleitoral. Motivo: abriga a Escola Estadual Eldah Britton Telles de Rocha, o maior colégio eleitoral de Manaus.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) contabiliza nesse colégio um total de 10.657 votos e garante que o local lidera a maior zona eleitoral da cidade. A quantidade de eleitores que votam na escola é superior a todo o eleitorado do Município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus) que possui 9 mil eleitores.

Aparentemente conformados com o esquecimento dos políticos pós-eleição e com a grande movimentação pré-eleitoral na área, os moradores que vivem próximos a escola já afirmam que estão aguardando a visita dos candidatos nas eleições deste ano. A previsão dos moradores é que as promessas comecem a ser propagandeadas nas ruas da Compensa nos próximos dois meses.

“Todo o ano é a mesma coisa. Eles vêm, apertam a nossa mão, fazem centenas de promessas para ganhar votos e depois somem. Próximo ao período eleitoral o que você mais vê aqui são os políticos andando pela rua”, disse a comerciante Ginalva Caetano, 43.

A comerciante, que mora no bairro há 26 anos, afirmou nunca ter visto um político retornar ao bairro depois de ter sido eleito para agradecer. “Desde que eu me entendo por gente é assim: eles vêm, passam semanas por aqui e depois somem como se não existisse essa área”, completou Ginalva.

Franciscley da Silva, 29, possui uma loja em frente à escola líder de concentração de eleitores. O comerciante afirma que a rua Virgílio Vargas (a T8),onde fica a escola Eldah Bitton, fica ainda mais estreita durante o período eleitoral. “Parece que fazem um calendário de eventos só para cá. Essas ruas próximas ao colégio são tomadas por passeatas, comícios e festas dadas pelos candidatos, que desaparecem depois que sai o resultado das eleições”, disse.

 Promessas antigas

 A estudante Vanessa de Oliveira, 20, espera que além das novas promessas os candidatos que passam em frente da casa dela tragam um “presente” para os eleitores. “Ocorrem muitos assaltos no bairro. Quando os candidatos passarem na frente da minha casa este ano espero que eles tragam a segurança que prometeram nas eleições passadas”, cobrou.

Bem perto dos dois poderes

A rua Virgílio Vargas (antiga T8), que abriga o maior colégio eleitoral de Manaus, está localizado no bairro da Compensa, o mesmo da sede do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal.  A distância, é de aproximadamente 2 km entre o prédio dos dois poderes e a escola.

Apesar da proximidade com a sede dos poderes executivos, os moradores entrevistados pela reportagem afirmaram que nunca viram o governador e prefeito na região, exceto nas vésperas do pleito.

A falta de segurança pública e os problemas de mobilidade urbana, itens de responsabilidade dos dois poderes, são as principais reclamações dos moradores Compensa.

A região conta com um Distrito Integrado de Polícia e é o fim da linha de uma empresa de transporte coletivo.

68ª, a zona mais poderosa

Manaus possui 13 zonas eleitorais distribuídas pela cidade. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) a 68ª Zona Eleitoral é considerada a maior em quantidade de votos, com 136.148 eleitores aptos.

Integram a lista de bairros atendidos nessa região:  Alfredo Nascimento, Aliança com Deus, Bairro Novo, Braga Mendes, Brasileirinho, Buritizal, - Castanheira, Cidade de Deus, Cidade do Leste, Comunidade de Deus,  Comunidade Nova Esperança, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, João Paulo II,  Jorge Teixeira, Monte Sião, Nossa Senhora da Conceição (Jorge Teixeira), Nova Conquista,  Nova Floresta,  Nova Jerusalém,  Nova Vitória,  Novo Reino, Parque Rouxinol, Parque São Cristóvão, Rio Negro, Santa Inês, São José, São Lucas, Tancredo Neves, União da Vitória e Valparaíso.