Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Movimento Migratório no Século XXI é o tema da redação do Enem neste domingo

A redação deste ano sofreu alterações na metodologia de correção e passou a dar acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos

Por conta do horário de verão, os estudantes que irão fazer a prova do ENEM deverão estar na sala às 10h

Domínio da língua portuguesa e selecionar e organizar idéias são duas das cinco das competências que serão exigidas dos candidatos na prova de redação (Michael Dantas/ Arquivo AC)

O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI é o tema da redação aos candidatos que se submetem ao segundo dia de provas do Enem, neste domingo. De acordo com a página de divulgação de notícias da assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC),  o exame irá abordar Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação, em cinco horas e meia de provas.

O exame sofreu algumas mudanças com alterações na metodologia de correção da prova de redação e o acesso dos candidatos ao espelho da correção para fins pedagógicos.  De acordo com o MEC a prova passa  a ser examinada, como era antes, por dois corretores, mas sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Se houver diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor.  Segundo o MEC, antes era exigido um terceiro corretor quando a diferença entre as duas notas superava os 300 pontos.

Uma banca de excelência também foi instituída este ano  para decidir nos casos em que a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos.

A redação será avaliada com base em cinco competências:  1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.

*Com informações da assessoria de Comunicação MEC/ Inep